A Câmara de Blumenau aprovou na sessão desta terça-feira, o Projeto de Lei 8986/2024, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares no orçamento do Fundo Municipal de Saúde”. O texto da proposta autoriza o Poder Executivo a abrir créditos adicionais suplementares no orçamento do Fundo Municipal de Saúde, até o valor de 9 milhões de reais.
Até aí, tudo bem, estes complementos são bastante recorrentes na relação Prefeitura e Câmara. O vereador Marcelo Lanzarin (PL), ex-secretário de Saúde, destacou a importância dessa proposta para dar continuidade às ações de atendimento à população na área da saúde no município. O parlamentar apontou a situação da epidemia de dengue que enfrenta o município, mas também o Estado e o Brasil.
“A demanda é muito grande e por isso é necessário maior aporte de recursos financeiros, inclusive para o pagamento dos profissionais de saúde que trabalham no atendimento dos ambulatórios gerais também nos finais de semana. Além disso, observamos um aumento significativo também das doenças respiratórias e a demanda continua grande nas unidades de saúde e também na rede hospitalar em Santa Catarina, que inclusive aumentou o número de leitos”.
Mas, ao defender a proposta, uma grande parte dos vereadores fez críticas a atuação de servidores de unidades de Saúde do Município, a partir de relatos de usuários. Alguns, como o presidente Almir Vieira (PP), chegou a propor a instalação de Câmeras nos locais de atendimento. Relatou que o cidadão que vai buscar atendimento está fragilizado, doente e o mínimo que espera é que seja tratado com dignidade pelos funcionários.
Ele foi seguido pelo colega Ailton de Souza, Ito (PL), Cezar Campesatto (PL), Cristiane Loureiro (Podemos), Diego Nasato (NOVO), Maurício Goll (PSDB), Adriano Pereira (PT).
A proposta da instalação das Câmeras é polêmica, mas os vereadores tem razão de cobrar um atendimentos mais humanizado. É o que se espera de servidores que atuam em um setor onde as pessoas chegam vulneráveis como as unidades de saúde.