
Uma ferramenta foi desenvolvida em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, para auxiliar a comprovar a veracidade de atestados médicos emitidos por profissionais da Rede Municipal de Saúde.
O sistema criado pela Secretaria de Saúde de Itajaí já identificou mais de 15 fraudes em atestados neste ano de 2024, ao todo, foram realizadas 1.738 verificações.

Ferramenta de Itajaí já identificou mais de 15 fraudes em atestados médicos – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Quando a falsificação é identificada, é gerado um laudo para a empresa e o caso é encaminhado para Polícia Civil, que realiza a investigação.
Fraudes em atestados médicos também podem ser verificadas através de e-mail
Em casos de atestados manuais ou digitais que não podem ser verificados pelo sistema, empresas podem solicitar a verificação pelo e-mail [email protected].
A mensagem eletrônica deve contar com um documento com foto do solicitante, comprovação do vínculo empregatício entre o paciente que entregou o atestado e a empresa, além da cópia legível do atestado. Também é necessário informar um telefone para contato.
“Como o uso de atestados manuais ainda é comum na Rede Municipal, optamos por disponibilizar um e-mail para as empresas que desejam fazer a verificação da veracidade dos documentos. Com essa medida, evitamos fraudes e damos mais segurança aos profissionais de saúde”, explica o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.
Atestado digital pode ser validado através de site ou aplicativo
Os atestados médicos também podem ser validados pelo site atestados.itajai.sc.gov.br ou no aplicativo Conecta.í. O usuário precisa informar a chave para validação que consta no atestado e a data de emissão do documento.

Atestado digital pode ser validado através de site ou aplicativo – Foto: SECOM Itajaí /Divulgação
Quando as informações forem preenchidas, uma mensagem é exibida validando ou não o atestado.