Vereador e dois servidores da Câmara de Morro da Fumaça são afastados após operação

Um vereador e dois servidores da Casa Legislativa de Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina, foram afastados após uma operação da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (5). Durante as diligências, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão e sequestro de valores dos investigados.

Operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (5) - Divulgação/Polícia Civil/ND

1
2

Operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (5) – Divulgação/Polícia Civil/ND

Operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (5) - Divulgação/Polícia Civil/ND

2
2

Operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (5) – Divulgação/Polícia Civil/ND

Segundo as apurações, que tiveram início em outubro de 2023, há indícios de desvio de verba pública em benefício de particulares, assim como de servidores efetivos da Câmara de Vereadores.

Em dezembro do ano passado, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Na ocasião, a Polícia Civil coletou diversos elementos que corroboraram com as diligências iniciais.

Operação apura desvio de verba pública

Nesta terça-feira, as diligências apuraram a simulação de um contrato de prestação de serviço para permitir o desvio da verba pública e, por consequência, o rateio da vantagem indevida entre os investigados.

A Polícia Civil cumpriu novos mandados de busca e apreensão, assim como o afastamento de dois servidores efetivos da Câmara e de um vereador, presidente da Casa à época dos fatos, além do sequestro de valores dos investigados para, desta forma, garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos.

Polícia cumpriu 11 mandados de busca e apreensão – Foto: Divulgação/Polícia Civil/ND

Ainda conforme o órgão, as investigações prosseguem para apurar outro fato, que é a aquisição de itens em quantitativo e valores superfaturados, assim como o envolvimento, ou não, de outros servidores.

Câmara se manifesta por nota

Em nota, a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça informou que não houve nenhum cumprimento de mandado na sede do Legislativo e que a assessoria jurídica da Casa está em busca de maiores informações com as autoridades policiais.

Confira a nota na íntegra:

A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça recebeu a informação da operação policial realizada hoje por meio da imprensa, já que não houve nenhum cumprimento de mandado na sede do Legislativo. A assessoria jurídica está em busca de maiores informações com as autoridades policiais e, até o fim da tarde, nos manifestaremos por meio de nota oficial. Os trabalhos do Poder Legislativo continuam normalmente, com Sessão Ordinária a partir das 18h.

A reportagem também tentou contato com o vereador afastado, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.