Porto de Itajaí, parado há mais de um ano: a sangria continua

Os portos mais movimentados de Santa Catarina estão em Navegantes e Itapoá.  São privados  e despontam como os mais eficientes do litoral catarinense e dos melhores  do Brasil. Os portos de São Francisco do Sul e de Imbituba são públicos e administrados pela SC-Par, também com números positivos de desempenho nos últimos anos.

Portonave: crescimento e inovação contra paralisia em Itajaí

O porto de Itajaí é público e operou durante anos com empresas. Campanhas para concessão à iniciativa privada f

oram realizadas durante anos, sem sucesso. Continua com governo federal e participação da prefeitura municipal de Itajaí, que indica a Autoridade Portuária.

Há mais de 14 meses o porto está parado, com prejuízos incalculáveis para a economia e toda a população da região.

Com o centralismo federal e o fim do contrato vigente até 2022, iniciou-se um verdadeiro calvário burocrático na Antaq e órgãos de Brasilia, com interferência direta de parlamentares e políticos.

A concorrência para nova concessão tinha a participação da Portonave, no outro lado do rio Itajaí-Açu.  Mais que natural que fosse a nova concessionária, com prazo maior para os indispensáveis e milionários investimentos.  Foi descartada, até por exigências inconfessáveis.

No final de 2023, a empresa Mada Araújo, apos ser desclassificada, entrou com recurso na Antaq e conquistou o direito de operar as áreas de movimentação de cargas por dois anos. Especialistas alegam que a empresa não tem capital e expertise para operar o porto.

Agora, a Antaq decide a data da audiência pública para o arrendamento definitivo do porto de Itajaí.  Começará dia 23 de abril e será concluída em10 de maio.   E leilão previsto para 2025.

E os gigantescos portos de Singapura, Dubai e Abu Dhabi de olho em operações com o porto de Itajaí, mas sem a mínima segurança jurídica.

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