Emirados analisarão projetos de financiamentos para ferrovias em SC

Uma equipe técnica  da agência Autoridade de Investimentos de Abu Dhabi(ADIA) estará nos próximos meses em Florianópolis para examinar a possibilidade de investimentos na construção do trecho ferroviário entre Chapecó e Correia Pinto.  Este é o projeto que está mais adiantado na área governamental.

Presidente da Fiesc, Mário Aguiar, Sercretário Sérgio Froehner e reitora Luciane Certeza na Zayed University – Foto: Moacir Pereira

A poderosa estatal de investimentos manifestou interesse, também, em avaliar participação financeira em energia, no agronegócio e outras áreas da infraestrutura catarinense.

Os dirigentes da ADIA também ficaram impressionados com as imagens e os dados sobre a economia, a indústria, a segurança e o turismo em Santa Catarina.

Por decisão da estatal, a imprensa não teve acesso ao encontro do governador Jorginho Mello e cinco integrantes da comitiva, pois os árabes consideraram o evento reservado.

Na mesma audiência, houve interesse em participação de Parcerias Público Privadas dentro do novo modelo que está sendo formatado pelo governo estadual.

SC Day

Na visita à Câmara de Comércio Árabe, seus dirigentes  anunciaram tratativas para realização do “Santa Catarina Day”, em Dubai e Abu Dhabi.   Os eventos aconteceriam nas duas principais cidades dos Emirados e teriam a participação de empresários catarinenses.

Pela proposta, os eventos aconteceriam em maio, depois do ramadã, que acontece entre 9 de março e 8 de abril.  Durante este período, sagrado para os muçulmanos, a alimentação só pode ser feita durante a noite. Por isso, fecha tudo nas cidades e países de tradição islâmica.

O último compromisso dos catarinenses aconteceu durante visita à Zayed Universidade, a mais importante dos Emirados Árabes.

A presidente da Acafe, professora Luciane Ceretta, fez uma minuciosa exposição, com slides projetados em duas grandes telas de TV, sobre a estrutura das 14 universidades do sistema e a universalização de suas atividades com convênios envolvendo 220 organizações.

Na ocasião, o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, fez uma apresentação de fotos e dados sobre as principais realizações das indústrias de ponta de Santa Catarina.

*

Adicionar aos favoritos o Link permanente.