Os desafios da primeira mulher reeleita nos 78 anos de história do CRC

“Eu estou pronta!” Com essa frase, Maria Luciana Shvabe de Morais anunciava sua disposição para disputar a cadeira de presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC), abrindo caminho para um fato histórico: em 78 anos, ela é hoje a primeira mulher reeleita presidente da entidade – que representa mais de 22 mil contadores catarinenses. A posse na recondução do cargo, que ocupa desde 2022, será no próximo dia 13 de março.

Em entrevista exclusiva à coluna, Marisa afirma que não encontra dificuldade no segmento, pelo fato de ser mulher, mas reconhece que de modo geral as pessoas cobram mais das mulheres.

  • Antes de ser presidente eu estive 20 anos no sistema, consolidando o caminho. Existe muito respeito entre os profissionais.

Sob o comando de Marisa, o CRC será anfitrião, em setembro deste ano, do maior congresso de contabilidade do país. Em 100 anos é a primeira vez que o evento acontece em Santa Catarina, e será na cidade de Balneário Camboriú. São esperados 6 mil profissionais, que devem movimentar R$32 milhões na economia estadual.

  • É a primeira vez que o congresso será realizado em Santa Catarina e é a primeira edição pós pandemia. Temos a responsabilidade e o compromisso de garantir um evento de qualidade e representatividade para o setor – destaca.

Mostrar a importância da contabilidade para o dia a dia das pessoas, promovendo o setor também é uma das metas da atual gestão.

  • Temos muito a entregar, o que nós não conseguimos ainda é mostrar nossa relevância. Não tem um negócio que não passe por um contador.

Em Santa Catarina os profissionais da contabilidade devidamente registrados no CRCSC somam 22,17 mil. Destes, 12,2 mil são homens e 9,97 são mil mulheres (45%). Em 1950, as mulheres representavam apenas 4,3% dos profissionais de contabilidade do país

  • Em fevereiro de 2024, representamos 45% dos profissionais de contabilidade registrados em Santa Catarina.

MARISA LUCIANA SCHVABE DE MORAIS é contadora, doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professora em cursos de Graduação e Pós Graduação, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Univali (Campus Biguaçu e Itajaí) e do Curso de Administração (Biguaçu). Integra a Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC).


Foto: Arquivo CRC/SC

O post Os desafios da primeira mulher reeleita nos 78 anos de história do CRC apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.