“Jazz na Lyra” inicia hoje com apresentação gratuita no teatro e no bairro Aventureiro

“Jazz na Lyra” inicia hoje com apresentação gratuita no teatro e no bairro Aventureiro

Projeto busca democratizar e facilitar o acesso à música instrumental. Ao todo, seis apresentações estão planejadas até agosto deste ano, em Joinville – Foto: Divulgação

O som rítmico e criativo do jazz vai preencher o ambiente da Sociedade Harmonia Lyra nesta segunda-feira, 04 de março, às 20 horas. A data marca o início das apresentações do projeto “Jazz na Lyra”, que até o mês de agosto levará, gratuitamente, grandes nomes do jazz nacional ao teatro e a diferentes bairros de Joinville.

Esta primeira apresentação está sendo chamada de Noite Manouche, já que é dedicada ao Jazz Manouche, um estilo que surgiu na França, por volta de 1930, e que mistura o jazz americano com grande influência da música cigana.

Ao contrário do americanizado, o Manouche é composto predominantemente por instrumentos de corda. Por isso mesmo, os artistas que estreiam o “Jazz na Lyra” são o violinista Gabriel Vieira, de Joinville, e o guitarrista Mauro Albert, de Curitiba.

Por cerca de 1 hora, o duo irá interpretar composições do músico curitibano, que já gravou quatro álbuns dedicados Jazz Manouche e é considerado pela crítica um dos principais nomes do estilo no mundo.

“A proposta desse projeto é colocar os músicos em um lugar de protagonismo. A música, neste caso, não é um som ambiente. As pessoas vão até o local especialmente para ouvi-la, com conforto e silêncio para apreciar a apresentação”, afirma Daniele Haak, produtora do evento.

Por isso mesmo, na Sociedade Harmonia Lyra a apresentação será no foyer Liselott Trinks, um ambiente mais intimista atrás dos camarotes, no segundo andar, com capacidade para 70 pessoas, todas sentadas. A entrada é franca e por ordem de chegada. Não haverá distribuição prévia dos ingressos e a casa abre a partir das 19h15.

Já no dia seguinte à estreia, terça-feira (05/02), o duo se apresenta no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Aventureiro. O show também começa às 20h, a entrada é franca e sem a distribuição de ingressos antecipadamente. “Além da valorização dos músicos, o projeto também busca democratizar o acesso das pessoas à música instrumental”, complementa Daniele.

A iniciativa é de Daniele Haak Produções Culturais e patrocinada pela Prefeitura de Joinville e Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

Jazz na Lyra conta com mais cinco apresentações ao longo do ano

As próximas apresentações do “Jazz na Lyra” já têm datas e músicos definidos. Depois da estreia, o próximo show será “Beatle Jazz com Fábio Oliveira Trio”, em 01 de abril.

Em maio, dia 06, a apresentação é com Alex Reimann, no acordeão, e Judson Dinali, na guitarra. Em 03 de junho, Arnou Mello Trio apresenta Standards. A programação segue em 01 de julho com Cadu Floriani, Alex Reimann e Michel Falcão com Mesa Três, e encerra em 05 de agosto com Daniele Haak no piano e Mariá Mond (voz) apresentando divas do jazz.

Duas dessas apresentações também serão feitas no bairro Aventureiro e outras três em Pirabeiraba. As datas ainda estão sendo definidas e podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Harmonia Lyra.

Para entender o jazz

Além das apresentações, o projeto “Jazz na Lyra” promove no dia 06 de abril, um sábado, o “Workshop para Entender o Jazz”. O encontro que começa às 10h e tem cerca de 2 horas de duração tem como objetivo explicar ao público quais são as características e particularidades do estilo.

O trabalho fica a cargo do pianista Fábio Oliveira, que vai demonstrar na prática o que é o jazz, intercalando apresentações de notas musicais com explicações práticas e teóricas. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

SERVIÇO

O que: Jazz na Lyra – Noite Manouche.

Quando: 04 de março, segunda-feira, às 20 horas.

Onde: Sociedade Harmonia Lyra – Rua XV de Novembro, 485 – Centro.

Valor: Entrada franca – sujeita à lotação, capacidade máxima de 70 pessoas.

Quando: 05 de março, segunda-feira, às 20 horas.

Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Aventureiro – Rua Theonesto Westrupp, 627 – Aventureiro.

Valor: Entrada franca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.