Em junho! Concurso para a educação em SC terá 10 mil vagas, afirma secretário

O secretário da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, anunciou nesta segunda-feira (29), a abertura de um concurso público para a rede estadual de ensino. O certame está previsto para o mês de junho. O edital tem previsão para ser lançado ainda no mês de maio.

Concurso para professores terá 10 mil vagas

Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon anuncia concurso para professores do estado no mês de junho – Foto: Leo Munhoz/ND

O concurso terá 10 mil vagas – sendo oito mil para professores e duas mil para auxiliares. O anúncio do secretário ocorreu após professores do estado paralisarem suas atividades reivindicando a contratação de professores efetivos em SC.

Concurso ofertará vagas para cargos no magistério e quadro civil

Segundo a SED, o concurso ofertará vagas tanto para o magistério, quanto para o quadro civil. No magistério, os cargos ofertados serão para: professor, assistente de educação, assistente técnico-pedagógico, especialistas em assuntos educacionais e consultor educacional.

Para o quadro civil, as vagas serão para administrador, bibliotecário, assistente social, analista de informática, analista técnico-administrativo, dentre outros. Os nomeados terão exercício nas escolas da rede, nas Coordenadorias Regionais e no Órgão Central da SED.

O Termo de Referência que define os critérios de todo o processo já está concluído. A realização do concurso é uma das prioridades da SED.

Concurso foi principal reivindicação dos professores

O anúncio da realização do novo concurso público ocorreu após o governador do estado, Jorginho Mello (PL), declarar que só retomará as negociações com o Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte) quando os professores retornarem para a sala de aula.

Grevistas pedem por novo concurso público

Governo afirma que só retomará negociações caso professores voltem à sala de aula – SINTE-SC/Reprodução/ND

Em vídeo divulgado nas redes sociais, no último domingo (28), o governador do estado alegou que apenas 10% dos professores teriam aderido à greve e fez um agradecimento público aos quase 90% dos professores que seguem trabalhando nas salas de aula no estado.

Jorginho afirma que o Governo de Santa Catarina paga a maior média salarial da região Sul para os profissionais da educação. Segundo ele, os valores são 15% maiores que os do Paraná e aproximadamente 50% dos salários do Rio Grande do Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.