Primeiro fim de semana de rodeio tem diversão, cultura e gastronomia em CTG de São José

A avaliação do público e da organização do 51º Rodeio do CTG Os Praianos é mais do que positiva. O evento começou no fim de semana, arrastando o público de todo Brasil para um dos mais fortes rodeios do Brasil. Como era esperado, o parque do CTG Os Praianos está repleto de tradicionalistas que gostam de aproveitar a festa desde os primeiros dias.

Edson e Cintia são corretores de imóveis montaram um estande dentro do CTG Os Praianos, em São José (SC)

Edson e Cintia são corretores de imóveis montaram um estande dentro do CTG – Foto: Nícolas Horácio/ND

O começo foi com as primeiras disputas no rodeio artístico e cultural. Nesta segunda-feira (29), começam as provas campeiras, na cancha de laço, e ocorre a abertura oficial do evento, com os membros da patronagem, liderados por Dimas Oliveira, além de autoridades convidadas, a exemplo do governador do Estado e prefeitos da região.

Moradora do bairro Aririú, em Palhoça, Yasmin Galski, 16 anos, está conhecendo o rodeio do CTG Os Praianos este ano. Ela participou de outras cinco competições ao longo da vida, com seu fiel companheiro, o cavalo crioulo Gato. “Gosto porque me faz bem, é terapêutico”, diz ela.

“A prova de tambor é um percurso mais de agilidade e temos que fazer em menos tempo. Tenho dois troféus e duas medalhas em outros CTGs e também em provas internas, que um grupo se reúne e faz”, explicou a peoa.

Ela contou também que o Gato fará nove anos em outubro e que pela raça é cavalo com mais estrutura de corpo, o focinho mais longo, porém, um animal um pouco menor. Ela acredita em vitória na competição e também pretende aproveitar para conhecer um pouco a festa.

A competidora Yasmin, 16 anos, disputará provas pela primeira vez no Rodeio do CTG Os Praianos com o cavalo crioulo Gato – Foto: Nícolas Horácio/ND

Mauro Teodoro, 30 anos, trabalha na construção civil. Ele conheceu o rodeio ano passado e resolveu voltar com a esposa Sandreia Nobre, 40, e o pequeno João Pedro, de um ano e meio.

“Trouxemos o João Pedro para ele ver os animais e curtir mesmo. No ano passado ele veio também, mas era muito pequeno. Ele fica bem de boa, feliz da vida vendo os cavalos. Gostamos de ver o pessoal correndo a cavalo, laçando”, conta o pai do garoto.

Mauro e Sandreia levaram o pequeno João Pedro para ver os animais – Foto: Nícolas Horácio/ND

Evento para aproveitar a cultura e fechar negócios

Para o corretor Edson Avila, 46, de Rio Grande, e a esposa Cintia Barros, 47, também corretora, o rodeio do CTG Os Praianos é festa, mas também é faturamento. O casal tem um estande no evento para comercializar imóveis de um condomínio fechado com área de lazer a 150 metros do CTG. Além das vendas, está no evento para cultuar a cultura gaúcha.

“Já viemos em outros eventos e sempre é bom estar aqui, pelo fluxo de clientes, gostamos muito de participar dos eventos aqui nos Praianos. Vem gente de vários lugares, pela cultura gaúcha. Eu, que sou um gaúcho nato, onde tem algo que cultua os gaúchos, estou participando”, afirmou Avila. “A gente circula, participa. O que eu mais gosto é onde tem as roupas gaúchas, a parte dos shows é bem bacana também. Estou na expectativa de ver Gaúcho da Fronteira”, diz ele.

Primeiros dias são termômetro

Sota capataz do CTG Os Praianos, Luiz Adauto Costa lembrou que a abertura dos portões foi sábado (27), mas que toda estrutura foi montada muito antes. “Somos os últimos a dormir e os primeiros a acordar, isso quando a gente dorme, porque as dificuldades vão aparecendo. O rodeio é um grande desafio, mas sábado chegou, com a abertura do rodeio cultural, e tivemos uma resposta muito forte do público, com parque lotado”, celebra Adauto.

O sucesso dos primeiros dias de atrações no rodeio cultural é um excelente termômetro do que ainda está por vir. “Algo que nos enche de alegria é a terceira edição do canto praiano, com um número recorde de inscritos, 162 pessoas, gente de todo Estado participando e mostrando seu talento”, registra.

Adauto lembrou, ainda, que nesta segunda (29) é a largada da festa campeira e que a chuva não atrapalhou o rodeio. “Serviu para baixar a poeira. A chuva é bem-vinda. A bilheteria continua forte e o parque está muito bem preparado e bem drenado.”

Fazendo um balanço do primeiro dia de rodeio, disse que viu a praça de alimentação lotada, até mesmo nas primeiras horas da madrugada.

“Gente bonita, feliz, se divertindo e não tendo reclamação, para nós, já é grande coisa. Nós, que estamos envolvidos, ficamos ligados até de madrugada, sempre de orelha atenta”, diz o sota capataz. “Foi tudo perfeito e isso é uma grande satisfação para nós que estamos vivendo esse momento”, completa.

Programação do CTG nesta segunda-feira

  • 18h: Abertura dos portões
  • Das 18h às 21h: Show com Pedro Ramirez e Luiz Bastos (Palco Cultural – Lona)
  • Das 21h às 21h30: Danças Tradicionais – Invernada Artística (Palco Cultural – Lona)
  • Das 21h30 às 0h: Baile Show com William Farias Vargas e grupo Saragaço (Palco Cultural – Lona)

Serviço

  • O quê: 51º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos
  • Quando: Até 5 de maio
  • Onde: CTG Os Praianos, em São José
  • Entrada: R$ 15
  • Ingressos para shows: preços variados, na bilheteria e no site

Confira a programação completa clicando aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.