Encontro debate investimento em ferrovias e duplicação da BR-280 em SC

As obras de duplicação da BR-280, entre São Francisco do Sul e a BR-101, devem começar ainda este ano. A informação é do presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, que esteve nesta quinta-feira (29) em Florianópolis, onde participou do Encontro Regional Sul do Brasil da Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura), que reuniu parlamentares de SC, Paraná e Rio Grande do Sul na Alesc, e que contou com a participação de representantes do governo federal como a ministra interina dos Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori.

Encontro Regional Sul do Brasil da Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura), que reuniu parlamentares de SC, Paraná e Rio Grande do Sul na Alesc – Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL

Entre os temas debatidos, a questão orçamentária do setor, a situação das rodovias, o futuro das ferrovias e os próximos investimentos na área. Questionada sobre o estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental para uma extensão da BR-280, com 16 km, do terminal da Transpetro e até o futuro Porto Brasil Sul, em São Francisco do Sul, a ministra interina disse que o levantamento está em execução pela iniciativa privada, e uma vez executado o estudo, e observada a viabilidade, o governo levará o projeto adiante. “Uma vez entregue, teremos a maior celeridade”, respondeu, sem estipular um prazo.

Para Bastos, a duplicação da BR-280 é um assunto acompanhado como prioridade. “Nossa prioridade máxima. Acredito que este ano a gente vê o início das obras fundamentais”, disse.

Uczai defende investimento em ferrovias

Segundo o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), vice-presidente da Frenlogi, o transporte ferroviário é mais barato, mais sustentável e mais rápido que o rodoviário.

Deputado Pedro Uczai é vice-presidente da Frenlogi – Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL/ND

O parlamentar reforçou que o governo federal colocou no PAC Ferrovias os estudos da ferrovia da integração do Extremo-Oeste ao Litoral catarinense. Inicialmente serão feitos os estudos básicos de engenharia e projeto executivo para depois concessionar e buscar apoio internacional e prospectar investimento para o Sul do país na área ferroviária.

“Os insumos para agroindústria têm que vir por trem, para ser competitivo e por isso essa integração ferroviária é para manter não só a indústria catarinense e agroindústria, mas é projetá-la.”

Uczai explica que serão destinados R$ 4,6 bilhões para investimentos em Santa Catarina no projeto ferroviário, entre eles, o estudo de Estrela do Oeste passando pelo Oeste de Santa Catarina até o porto Rio Grande, a ferrovia da integração de Dionísio Cerqueira até o Litoral, e a ferrovia litorânea que já tem estudo básico de projeto executivo.

O governo deve retomar esse estudo, para fazer a integração dos portos catarinenses com os outros portos do país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.