Ondas Gigantes: a partir desta sexta-feira, olhares se voltam ao Litoral do Sul de SC; entenda

O Litoral Sul de Santa Catarina será palco do 1° Campeonato Brasileiro Confederado de Surf de Ondas Grandes. Com grandes nomes do esporte na lista de confirmados, o evento ocorre na Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna. No entanto, ainda não há data confirmada, já que, nesta sexta-feira (26), abre a janela de espera.

Surfista Thiago Jacaré em uma das ondas gigantes – Foto: Francisco Oliveira/ND

Clima deve estar favorável às ondas gigantes

A janela de espera nada mais é do que um monitoramento da condição climática que aponta o tempo ideal para formação de ondas gigantes.

“A gente fica monitorando pela internet e, em 15 dias, dá para prever  uma frente fria que é a que traz as grandes ondulações. Quando der um gráfico com período de, no mínimo, 13 segundos com direção da ondulação sul e sudeste, com tamanho de no mínimo três metros, que é o que gera ondas de 4 metros no Cardoso, a gente faz toda a comunicação por meio da imprensa”, afirma Thiago Jacaré, coordenador de Surf de Ondas Grandes da CBSurf e um dos fundadores do Movimento Big Waves Brasil.

Grandes nomes do esporte no Sul de SC

“A gente tem uma articulação muito forte porque esse evento vai ser o primeiro Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes. Então, são 24 atletas e, nessa lista, estão alguns dos melhores surfistas do Brasil”,

A janela de espera ocorre no período de 26 de abril até 30 de novembro. “A gente tem de quatro a sete dias para bater o martelo, daí a gente começa a divulgar para dar tempo dos atletas se locomoverem até a Praia do Cardoso”, acrescenta Jacaré em entrevista ao ND Mais.

Entre os nomes que devem estar no evento, estão: Lucas Chumbo (RJ), Rodrigo Koxa (SP) e Pedro Calado (RJ).

“A gente está numa expectativa muito grande, justamente por ser o Primeiro Campeonato Brasileiro de Ondas Gigantes homologado pela Confederação Brasileira de Surf”, pontua Jacaré.

Esse é o terceiro evento de Ondas Gigantes que será realizado em Laguna. As outras edições foram em 2015 e em 2018.

O representante do Sul de Santa Catarina é o surfista Vitor Serafim.  “É o que tem o melhor desempenho no Farol de Santa Marta”, finaliza o coordenador. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.