Florianópolis aguarda pedido de aquisição de ônibus elétricos pelo PAC

A partir deste ano, o Ministério das Cidades vai colocar em operação no país 2.927 novos ônibus elétricos com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Atualmente, em circulação, são apenas 444 veículos. Deste número, segundo Bruno Portella, da PNME (Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica), apenas 127 são veículos convencionais a bateria. Florianópolis está na lista das cidades que participam da chamada pública do PAC.

Foto mostra ônibus elétrico

Da esq. para a dir., Bruno Portella (PNME/Fundep), José Antônio Nascimento (UITP), Ricardo Guggisberg MES Eventos/IBMS) e Valter Luiz Knihs (WEG) – Foto: Dani Dalla Fotografias/Divulgação/ND

Ônibus para Florianópolis

O secretário de Transporte e Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, aguarda decisão sobre o pedido de aquisição de 51 ônibus elétricos e 30 garagens para carregamento para a Capital.

O secretário mencionou o fato aos participantes do C-Move Sul (Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos), no boulevard do Aeroporto Internacional de Florianópolis.

“Sabemos dos desafios que a mobilidade urbana nos apresenta e, em Florianópolis, trabalhamos em diferentes frentes para proporcionar melhor infraestrutura e operação do transporte público.

A mobilidade elétrica já é uma realidade e com certeza estarão acontecendo ações concretas em pouco tempo aqui. Na mobilidade ativa, temos exemplos positivos no município, como a disponibilização de bicicletas e patinetes elétricos para aluguel.

Por isso, ações como o C-Move Sul são essenciais para viabilizar avanço e consolidar conhecimento sobre a mobilidade elétrica”, afirma. Em exposição no local está o ônibus elétrico da Eletra.

A WEG responde pela tecnologia do motor, bateria e infraestrutura de recarga do modelo com chassis Mercedes-Benz. Quatro novos ônibus deste modelo começam a operar em Porto Alegre no dia 6 de maio.

Na América Latina, o Chile é o país que dispõe da maior frota de ônibus urbano elétrico hoje, com 2.043 veículos em circulação. Nenhuma cidade de Santa Catarina tem ônibus coletivo urbano elétrico em circulação, de acordo com José Antônio Nascimento, da UITP (União Internacional de Transporte Público).

No Sul do país, Cascavel vai receber nos próximos dias 15 ônibus elétricos, sendo 13 do modelo convencional e dois articulados, Porto Alegre coloca em operação quatro ônibus da Eletra.

Ao todo, apenas 14 cidades brasileiras têm veículos de transporte urbano eletrificados. São Paulo é a maior de todas com 117 ônibus. A eletrificação de veículos pesados é fator preponderante para uma transição energética sustentável.

“Este congresso visa catalisar mudanças positivas e contribuir para um futuro mais limpo e sustentável para todos”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos (organizadora) e do IBMS (Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável).

Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos

O C-Move Sul continua nesta sexta-feira (26). Às 11h, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), presidente da Frente Parlamentar pela Eletromobilidade, fala sobre o Programa Mover, a descarbonização da frota e o estímulo à produção de novas tecnologias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.