Cão Joca: governo anuncia medidas de Transporte Aéreo de Animais após morte de Golden Retriever

Após a morte do Golden Retriever chamado Joca, o MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) fizeram uma reunião com os representantes das principais companhias aéreas do Brasil para buscar melhorias nos procedimentos ligados ao transporte aéreo de animais.

Reunião entre ministério, Anac e companhias aéreas discutiu medidas para aprimorar os procedimentos de transporte aéreo de animais após morte de Golden Retriever

Um cachorro da raça golden retriever, chamado Joca, morreu ao ser levado para o destino errado. – Foto: @jfantazzini/Instagram/Reprodução/ND

A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) também participou da reunião, que aconteceu devido ao caso registrado nesta segunda-feira (22), quando um Golden Retriever morreu após ser enviado ao destino errado pela Gol. O animal faleceu durante o voo de retorno.

Depois do caso que gerou comoção em todo o país, a Gol suspendeu por 30 dias a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG.

Medidas buscam aprimorar Transporte Aéreo de Animais

Conforme informações do R7, o encontro foi presidido por Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos, sendo decidido que a Anac coordenará um processo de escuta da sociedade, em audiências realizadas por meio de canais de participação popular na próxima semana.

A reunião foi realizada com objetivo de encontrar subsídios para revisar e aprimorar a Portaria nº 12.307/23, a qual consiste nas condições gerais para o deslocamento de animais no transporte aéreo de passageiros, tanto doméstico, quanto internacional.

No encontro, as companhias aéreas ficaram responsáveis por apresentar propostas e sugestões para melhorar a portaria citada em um prazo de 10 dias. Elas também irão estudar a viabilidade de implementar o serviço de rastreamento de animais transportados nos porões das aeronaves.

Ainda segundo citado no R7, o MPor também tomará medidas para envolver representantes do Congresso Nacional, a fim de buscar sugestões para melhorar a qualidade do serviço e analisar projetos de lei relacionados ao assunto.

Neste primeiro semestre de 2024, a MPor planeja lançar uma Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais, com objetivo de garantir mais segurança e bem-estar destes durante o transporte feito pelas companhias áreas no país.

Entenda o que aconteceu com Joca, o golden retriever:

O cão deveria ter seguido para Sinop/MT, no voo G3 1480 de segunda-feira (22), a partir de Guarulhos/SP, porém, por uma falha operacional, o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza/CE.

A GOL informou que o tutor de Joca, ao chegar em Sinop, foi notificado sobre o caso. “Sua escolha foi voltar para Guarulhos para reencontrar o seu animal de estimação”, informou.

Golden Retriever Joca tinha 4 anos de idade – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

Ainda segundo a companhia aérea, a equipe da GOLLOG de Fortaleza “desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos”.

Porém, ao chegar em Guarulho, Joca está encharcado de suor e já sem vida. “Fomos surpreendidos pelo falecimento do cão”, disse a GOL em nota.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.