Cidades do Médio Vale do Itajaí serão contempladas em nova remessa de vacinas contra a dengue

Santa Catarina já registrou mais de 100 mortes por dengue em 2024 e várias cidades se encontram em situação de emergência devido ao aumento de casos da doença. Uma das medidas de combate é a vacinação, que foi ampliada no Estado.

Ampliação da vacinação contra a dengue em Santa Catarina contempla 14 cidades da região

Cidades do Médio Vale do Itajaí serão contempladas em nova remessa de vacinas contra a dengue – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

O anúncio da nova remessa das vacinas foi realizado em coletiva de imprensa feita pelo MS (Ministério da Saúde) na tarde desta quinta-feira (25).

Além das duas regiões que já receberam doses, Nordeste e Grande Florianópolis, a partir da ampliação anunciada, todas as 14 cidades do Médio Vale do Itajaí também serão contempladas.

A região vai receber 47.463 doses e o público-alvo permanece o mesmo: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Municípios foram contemplados conforme critério estabelecido pelo MS

Conforme a SES (Secretaria de Estado da Saúde), a seleção dos municípios contemplados com a vacina contra a dengue continuam seguindo os mesmos critérios informados pelo MS.

Sendo assim, foram selecionados para receber as doses da vacina os municípios de grande porte, com população maior ou igual a 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos.

Ainda estão inclusos no critério os demais municípios das suas regiões de abrangência, independentemente do porte populacional, ordenados pela predominância do sorotipo DENV-2 (reemergência recente) e pelo maior número de casos no monitoramento de 2023/2024.

A entrega das novas doses para os municípios do Médio Vale do Itajaí está prevista para acontecer na próxima semana.

Confira os municípios contemplados

  • Blumenau – 20.227 doses
  • Brusque – 8.647 doses
  • Apiúna – 614 doses
  • Gaspar – 4.478 doses
  • Indaial – 4.424 doses
  • Pomerode – 2.006 doses
  • Guabiruba – 1.526 doses
  • Ascurra – 444 doses
  • Timbó – 2.611 doses
  • Botuverá – 297 doses
  • Benedito Novo – 648 doses
  • Rodeio – 728 doses
  • Rio dos Cedros – 618 doses
  • Doutor Pedrinho – 195 doses

Vacinação contra a dengue

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Conforme o MS, a imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

A SES alerta que pais e responsáveis com filhos entre 10 e 14 anos procurem um posto de vacinação para que eles tomem as doses.

Até a última segunda-feira (22), segundo a SES, a foram aplicadas 32.755 doses da vacina nos postos de saúde. Apesar da disponibilidade, 31,49% do público-alvo foi imunizado na região Norte, enquanto na Grande Florianópolis, esse número foi de apenas 13,33%.

Ampliação da vacinação contra a dengue em Santa Catarina contempla 14 cidades da região

Ampliação da vacinação contra a dengue em Santa Catarina contempla 14 cidades da região – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Número de casos deixa Santa Catarina em alerta

De acordo com o último boletim epidemiológico da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), divulgado nesta quarta-feira (24), o número de mortes por dengue em Santa Catarina chegou a 109.  Ao todo, o estado registrou 62.149 casos confirmados da doença.

Conforme divulgado pela SES, as mortes por dengue foram registradas em sua maioria nas regiões Litoral Norte, Norte e Grande Florianópolis, sendo 23 em Itajaí e 21 em Joinville.

Segundo o boletim, dos 295 municípios catarinenses, 274 possuem registro de casos de dengue. Além disso, a pasta levantou que os focos do mosquito Aedes aegypti estão presentes em 243 municípios, sendo que 161 são considerados infestados pelo vetor.

O levantamento também apontou que os casos prováveis de dengue tiveram um aumento de 135,15% em comparação com o ano passado, atingindo a marca de 178.522 registros.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.