Após dois adiamentos, julgamento do senador Jorge Seif tem nova data

O julgamento que determina a cassação e inelegibilidade ou não do senador catarinense Jorge Seif (PL) já tem nova data. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) marcou para a terça-feira (30). A sessão está marcada para as 19h.

Senador Jorge Seif (PL-SC).Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Esta é a terceira vez que o TSE marca o julgamento do processo. A primeira data foi para o dia 4 de abril.

A versão oficial é que como o voto do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, deve ser extenso e teriam julgamentos no STF (Supremo Tribunal Federal) e STJ (Superior Tribunal de Justiça), nos quais alguns dos sete ministros que compõem o TSE também fazem parte, o julgamento acabou suspenso.

Julgamento foi adiado duas vezes

Remarcado para o dia 16, foi adiado novamente. O relator do caso, ministro Floriano Azevedo, se ausentou da sessão por “motivos de doença em família”, conforme anunciou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

A ação é de autoria da coligação formada pelos partidos Patriota, PSD e União Brasil.  Elas afirmam que a chapa de Seif cometeu abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022.  Além dos suplentes, Hermes Klann e Adrian Censi.

No final de 2023, o senador chegou a ser absolvido, por unanimidade, no TRE-SC (Tribunal Regional de Santa Catarina), que julgou os pedidos de cassação improcedentes e entendeu que não havia provas suficientes para demonstrar a gravidade das condutas de abuso de poder econômico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.