A estratégia da marca que lidera o mercado de pastas de amendoim gourmet no Brasil

Com uma linha recém substituída por zero lactose e uma previsão de faturamento de R$ 170 milhões, os planos da Dr. Peanut para este ano são ousados. A marca tem capacidade de 2 milhões de unidades produzidas por mês na planta fabril de 5 mil metros quadrados, em Curitiba, no Paraná, e terá seus 12 sabores na estratégia de também serem zero adição de açúcar, sem glúten e com whey protein.

Em entrevista exclusiva com Lucas Castro, sócio fundador da marca, conta um pouco sobre como surgiu o negócio e os próximos passos. Confira abaixo: 

Como surgiu a ideia do negócio? 

Nós criamos um jeito de fazer pastas de amendoim gourmet em 2017 e hoje lideramos o mercado nacional. Lá no início desafiamos o segmento, colocando sabor e indulgência aliados ao fator saudabilidade, algo que mundialmente não existia. O consumo do alimento teve início nos Estados Unidos em 1929 e chegou ao Brasil direcionado ao segmento fitness. Eu já estava inserido nesse universo, com três lojas de suplementos na época, e acompanhei de perto o aumento do consumo do produto, com características saudáveis, mas carentes de sabor. Estudei o mercado e fórmulas que agregassem indulgência e despertassem o desejo de consumo, possibilitando inserir a pasta de amendoim de fato na rotina de milhares de pessoas, do café da manhã ao jantar. Para o projeto sair do papel precisei injetar um capital de R$ 50 mil e processo de produção terceirizado. Seis meses depois, precisamos rever devido a alta quantidade de pedidos que a marca passou a receber.

Qual o tamanho do mercado no Brasil? Onde a empresa está presente? 

O segmento de alimentos saudáveis está em pleno crescimento em todo o mundo. De acordo com a pesquisa da Euromonitor ele atingiu R$ 100,2 bilhões em 2020 e a expectativa de crescimento é de 27% até 2025. Além disso, em se tratando de mercado de suplementos, também deve duplicar nos próximos quatro anos e o crescimento é atribuído a popularização do consumo por não atletas, incluindo idosos e quem busca um estilo de vida mais saudável. Atualmente a Dr. Peanut está presente em mais de 10 mil pontos de vendas e em todos os estados brasileiros, seja por meio de PDVs ou via e-commerce.

Quais são os principais produtos e diferenciais da marca?

A Dr. Peanut tem um portfólio de mais de 30 SKUs, desde pastas de amendoim que são as protagonistas, alfajores e whey protein. Em relação às pastas de amendoim, são 12 sabores, todas com zero adição de açúcar, sem glúten e com whey protein. E em março substituímos toda a produção por zero lactose de forma permanente. Nosso grande diferencial é aliar saúde, sabor e indulgência em uma única fórmula para encorajar as pessoas a colocarem energia saudável e saborosa em suas vidas. Quem consome sabe o que estou dizendo. E quem ainda não provou, faço o convite! O sabor é de fato um dos principais atributos da marca. Fizemos uma pesquisa no ano passado com mais de 2 mil clientes e este foi um dos principais atributos apontados. 

Qual o tamanho da produção? 

No ano passado foram produzidas 4 milhões de unidades da marca no mundo. Para 2024 esperamos produzir 5,2 milhões. A nossa planta industrial localizada no Paraná foi ampliada e conta com mais de 5 mil m2, conseguindo atualmente atender a nossa demanda e com estrutura compatível com as nossas ambições de crescimento.

Quais são os próximos passos?

Já no primeiro semestre do ano tivemos dois grandes lançamentos que levaram anos de estudo: a substituição de todos os sabores por zero lactose, entendendo que essa é uma demanda cada vez maior do mercado e que veio para ficar. E claro, mantendo o nosso sabor original para que o consumidor, sendo ou não intolerante, não sinta a mudança no paladar. E também apresentamos ao mercado o novo sabor que deve logo logo protagonizar as vendas, que é o doce de leite. A campanha tem como embaixador o renomado chef de cozinha e jurado do MasterChef Brasil, Henrique Fogaça, para comunicar a democratização do produto para todos os públicos já no primeiro impacto. É uma fórmula que combina a energia revigorante da pasta de amendoim com uma paixão nacional que é o doce de leite. Foram mais de 25 fórmulas testadas com 5 especialistas envolvidos no processo. Tecnicamente é muito difícil saborizar o doce de leite com o amendoim. Demoramos para atingir a cremosidade pela qual a Dr. Peanut é conhecida, mas tenho certeza que iremos fidelizar todos que consumirem. Os dois grandes lançamentos e outros que ainda estamos estruturando fazem parte do nosso plano de crescimento de 30% no faturamento, atingindo R$ 170 milhões em 2024.

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