Veterinário dá dicas de cuidados essenciais com os pets no frio

No inverno, os cuidados com os pets se tornam ainda mais importantes para garantir o bem-estar e saúde. Edgar Cardoso, médico veterinário explica com detalhes algumas soluções práticas e cuidados essenciais para proteger os animais durante os meses mais frios.

Médico veterinário dá dicas valiosas sobre cuidados com os pets no frio - Foto: Freepik/Reprodução/ND

Pets no inverno: quais os cuidado que devemos ter com os amigos de quatro patas? – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Edgar explica que os animais adoram o frio. “Os cães amam e os gatos mais ainda”. No entanto, é preciso ficar atento para evitar a umidade e chuva, pois eles se tornam mais sensíveis durante os meses frios, aumentando o risco de dermatites e outros problemas cutâneos.

De acordo com o veterinário, ainda é necessário evitar os banhos ao anoitecer, já que a temperatura cai rapidamente. “Para os pets, é melhor banhos mornos, sempre secando completamente os pelos, para não deixar eles úmidos”, cita Edgar.

Dermatite é uma das causas mais comuns nos animais - Foto: Freepik/Reprodução/NDDermatite é uma das causas mais comuns nos pets- Foto: Freepik/Reprodução/ND

O médico ainda cita que as raças menores sofrem um pouco mais com o frio. “Pinscher e Chihuahua, que são conhecidos como raças ‘toys’ acabam sentindo um pouco mais o frio. Os restantes carregam a coberta para fora de casa”.

E a alimentação, muda para os pets durante o período?

Edgar esclarece que com a chegada do inverno, os animais possuem mais apetite. “É preciso observar se será precisar colocar uma porção extra de ração ou se pelo contrário, está na hora de começar uma ração light no caso dos animais mais obesos”, afirma o veterinário.

Uma dica que o Edgar ressalta é em relação aos pelos dos amigos de quatro patas. “Nesse período, é o tempo de deixar os pelos dos animais crescerem, isso exige mais cuidados e bastante escovação para mantê-los bonitos por todo inverno”.

De acordo com Edgar, este é um bom momento para desfrutar de passeios e caminhadas ao ar livre. “Aproveite a temperatura amena que surge nesta época do ano para desestressar o seu animal de estimação”.

Passeio e caminhadas ao ar livre são um bom exercício físico para o animal de estimação - Foto: Freepik/Reprodução/ND

Passeio e caminhadas ao ar livre são um bom exercício físico para o animal de estimação – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.