Draga Hopper chega no Porto de Itajaí para realizar serviços de drenagens

Uma nova draga de sucção (Hopper) chegou no Porto de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, na última sexta-feira (19). A embarcação veio do porto de Santos, São Paulo, e tem origem holandesa.

A draga Utrech foi construída em 1996 e possui mais de 26 mil toneladas. Além de uma capacidade de armazenamento de carga de aproximadamente 18 mil metros cúbicos.

Desde sua chegada, o equipamento iniciou sua operação atuando 24 horas seguidas com os serviços de drenagem. Ainda não há previsão de data para encerrar este novo ciclo no Complexo Portuário.

Draga Hopper chega em Itajaí para realizar serviços de drenagem – Foto: Superintendência do Porto de Itajaí/ Divulgação

O objetivo principal é garantir a a segurança das entradas e saídas de navios maiores no complexo. Dessa forma, recuperando a profundidade do canal para até 14 metros.

Além disso, também tem a finalidade de reduzir os impactos de inundações, ao promover uma grande vazão das águas das chuvas que descem do Vale do Itajaí.

Draga Hopper irá atuar permanentemente no Complexo Portuário e nas Bacias de Evolução I e II

A embarcação estará atuando permanentemente na dragagem ao longo do canal de acesso ao Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu e também nas áreas das Bacias de Evolução I e II.

“A Autoridade Portuária de Itajaí tem uma preocupação perene com a dragagem de manutenção no complexo portuário. Garantir a segurança de navegação para as embarcações é fundamental, pois as profundidades estão todas habilitadas em suas cotas, tanto no canal interno com 13,5 metros e 14 metros no canal externo.”, garantiu o Diretor Geral de Engenharia da Sede da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), Jucelino dos Santos Sora.

Equipamento chega em Itajaí e já inicia serviços de drenagem – Foto: Superintendência do Porto de Itajaí/ Divulgação

Esta é a segunda vez que a Draga Utrecht vem para realizar a continuidade dos trabalhos de dragagem de manutenção. Sua primeira vinda ao Porto de Itajaí foi em janeiro de 2019.

Toda a draga que chega ao complexo, independente de seu modelo, recolhe os sedimentos e carrega-os em sua cisterna da saída do canal de acesso ao complexo.

Os dejetos do equipamento são despejados num ponto indicado pelas autoridades ambientais como área de descarte, sendo depositados em alto mar.

Confira o vídeo:


Embarcação chega no Porto de Itajaí – Vídeo: Superintendência do Porto de Itajaí/ Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.