Família fica indignada com ‘mini-fraldas’ geriátricas distribuídas para idosa em Joinville

Uma família em Joinville fez diversas reclamações do tamanho da fralda geriátrica distribuída na unidade de saúde do Parque Guarani. Segundo eles, a XG para adultos, por exemplo, é muito menor em comparação a outras marcas. A família tem improvisado para usar o produto.

Fralda entregue pela Prefeitura de Joinville

Diferença da fralda entregue pela prefeitura e de outras marcas – Foto: Divulgação/ND

“As fraldas vêm em um pacote de XG para adulto, mas são pequenas. Tenho comprado pelo governo [programa Farmácia Popular], mas o desconto é pequeno. Então, estamos usando de duas a três dessas fraldas por troca na minha sogra. A gente emenda. É sufoco”, conta Carlos Cesar de Freitas.

Ele também mencionou que perceberam a diferença no tamanho desde que mudaram o fabricante do produto. Em média, sua sogra usa 136 fraldas descartáveis por mês. A idosa, de 89 anos, sofreu um acidente vascular e perdeu a habilidade de fala e também os movimentos do corpo.

“Minha esposa está lavando de quatro a cinco lençóis por dia. Quando troca a fralda, tem que trocar o lençol também, porque vaza”, acrescenta.

Prefeitura vai fiscalizar tamanho

Segundo a Secretaria de Saúde de Joinville, uma equipe irá fazer contato com a família para verificar se as fraldas que constam dentro da embalagem estão de acordo com o tamanho indicado pelo fabricante.

“É importante explicar que as famílias recebem a embalagem fechada das fraldas e que não há um fracionamento do pacote. Por esse motivo, a Secretaria quer checar se o tamanho está de acordo com o anunciado na embalagem e caso não esteja, o fornecedor será notificado formalmente”, informou a pasta.

A reportagem tentou contato com fabricante via e-mail, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.