Mesa-redonda reflete desafios e história do curso de Jornalismo da FURB

Uma mesa redonda irá discutir os desafios enfrentados no percurso de 10 anos do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau. Marcado para 6 de março, o encontro ocorre na mesma data em que, no ano de 2014, era realizada a aula inaugural do curso, com a presença do professor Dr. José Marques de Melo, referência nacional nos estudos de comunicação e jornalismo.

O curso de Jornalismo da FURB é o primeiro do Brasil sob as novas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) e sua criação já era aguardada há muitos anos pela comunidade de Blumenau e região. Parte dessa trajetória, de concepção e criação do curso na FURB, foi contada no livro Pioneiros do Jornalismo: o primeiro curso do Brasil sob as novas DCNs, lançado em 2019 pela EdiFURB.

Participarão da mesa redonda do dia 6 de março, a coordenadora-fundadora do curso, professora Dra. Roseméri Laurindo, o então reitor da universidade, professor Dr. João Natel Pollônio Machado e o jornalista, mestre em Jornalismo e ex-professor da instituição, Evandro de Assis. O encontro terá início a partir das 19h30 na sala S-210, no campus 1 da FURB e terá mediação da professora Dra. Clarissa Josgrilberg Pereira.

Programação especial durante todo o ano

As comemorações do aniversário de 10 anos do curso iniciaram no ano passado, em outubro, com um debate entre Sindicato de Jornalistas de Santa Catarina, Associação Catarinense de Imprensa e Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) sobre a importância do diploma no exercício profissional. Ainda em 2023, o curso de Jornalismo da FURB alcançou nota máxima no Enade, em reconhecimento ao nível de excelência dos serviços prestados.

Em fevereiro de 2024, uma oficina gratuita e aberta a comunidade tratou do tema jornalismo e inteligência artificial. Em março, a grande atração programada é a mesa-redonda do próximo dia 6. Ao longo do ano, uma intensa programação será realizada e divulgada previamente através dos canais oficiais do curso no Instagram e Facebook @jornalismofurb.

Fonte: FURB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.