Mobilidade sustentável em SC vira tema de congresso e público poderá testar carros elétricos

O C-MOVE (Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos) chega a Santa Catarina para debater o futuro da mobilidade estadual, com foco na sustentabilidade. O evento ocorre nos dias 25 e 26 de abril, no Aeroporto Internacional de Florianópolis.

Carro vermelho elétrico visto de lado para ilustrar matéria sobre congresso de mobilidade em SC

Carros elétricos de algumas marcas vão estar em exposição no evento – Foto: Alexandre Roma/NDTV

Estarão presentes especialistas, representantes do Governo, sociedade civil e da academia, que vão analisar e debater estratégias para impulsionar a mobilidade elétrica e sustentável em SC.

“A escolha de Florianópolis como sede da 3ª edição do C-MOVE Sul é um reconhecimento do nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade”, explica o presidente do IBMS (Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável), Ricardo Guggisberg.

Além do Congresso, o evento oferecerá aos participantes a oportunidade de experimentar alguns veículos elétricos e híbridos na pista de testes, bem como realizar test-rides com meios de transporte individuais, como bicicletas, patinetes e scooters.

Bicicletas elétricas estacionadas uma ao lado da outra

Veículos elétricos como motos, patinetes, bicicletas e carros também vão estar no pátio do evento – Foto: Alexandre Roma/NDTV

Entre as marcas expositoras e apoiadoras do C-MOVE estão a Eletra, Caio, WEG, FEVER, MotoChefe Sul, Tui Motors, LEMOB e Floripa Aiport. A gestão do Congresso tem o apoio da PNME – Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica.

“Os modais da eletromobilidade trazem desde micromobilidade até carros elétricos, híbridos, híbridos com motores a etanol, ônibus, caminhões elétricos e até caminhão de lixo elétrico que está operando já”, pontua o presidente do IBMS.

Principais temas do congresso:

  • Ônibus Elétricos:  análise dos obstáculos e oportunidades na renovação da frota de transporte público coletivo, incluindo questões de infraestrutura e recarregamento dos veículos.
  • Inovações em baterias e armazenamento de energia: exploração das últimas pesquisas e avanços nas tecnologias de baterias, visando aumentar a capacidade, reduzir os custos e melhorar a durabilidade, além de discutir desafios relacionados ao armazenamento e distribuição de energia.
  • Infraestrutura de carregamento: debate sobre a crescente demanda por infraestrutura de recarga de veículos elétricos e os desafios enfrentados em espaços urbanos e rodovias.
  • Coexistência de tecnologias e múltiplas rotas tecnológicas: discussão sobre as vantagens e desvantagens de diferentes rotas tecnológicas na busca por uma mobilidade mais sustentável no Brasil.
  • Programa MOVER: análise das iniciativas do programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação, incluindo incentivos para investimentos em eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento.
  • Matriz energética brasileira: avaliação do papel da eletromobilidade na gestão da matriz energética brasileira e sua contribuição para a redução do desperdício energético e descarbonização da mobilidade.
  • Cidades inteligentes e mobilidade sustentável:  Exploração das iniciativas para reduzir o impacto ambiental das cidades e promover uma mobilidade mais eficiente e sustentável.

O C-MOVE SUL tem o apoio da Prefeitura de Florianópolis, ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), ABRAVEI (Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores), ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina) e IBMS (Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável).

A programação completa e as inscrições para o Congresso de Florianópolis devem ser feitas diretamente na página do evento no Sympla.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.