Guerra das tequilas: entenda a briga entre duas marcas de classe mundial

Casa Azul_Wallpapers

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Tequilas Casa Azul e Clase Azul travam batalha por nome

A Casa Tradición, fabricante mexicana da famosa tequila ultra premium Clase Azul, perdeu nos EUA a sua licitação contra a Casa Azul, com plantações de agave também no México, em Jalisco, por violação de marca registrada. A sentença foi dada pelo juiz norte-americano, Lee Rosenthal. O tribunal do Texas decidiu que as duas empresas podem continuar a comercializar suas tequilas e produtos de tequila, citando uma distinção clara entre imagens comerciais, nomes e marcas (ambas acessíveis no mercado brasileiro).

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A Casa Azul, criada pelo empresário de bebidas multi-exit Lance Collins, inclui em seu portfólio uma linha de produtos orgânicos certificados de tequila e tequila refrigerante. Collins vendeu anteriormente a bebida esportiva BodyArmor para a Coca-Cola por US$ 5,6 bilhões (R$ 29,3 bilhões na cotação atual), e a Core Hydration para a Keurig Dr Pepper em um acordo separado de US$ 525 milhões (R$ 2,748 bilhões).

A marca é uma referência à origem de toda a sua tequila, o agave weber azul. Durante uma entrevista exclusiva à Forbes, Collins disse que a marca Casa Azul está em sua família há décadas: o pai de Collins, Herb Collins, um renomado executivo da indústria de bebidas alcoólicas, já fabricou um vinho tinto com o nome e mais tarde estendeu a marca a todas as bebidas espirituosas.
“Cultivamos nosso agave Azul em uma única propriedade, fabricando nossa tequila artesanalmente em pequenos lotes para criar sabores ricos e os verdadeiros caracteres vibrantes [da planta]”, disse Collins.

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Comentando a decisão do tribunal, Collins disse em comunicado: “Estamos gratos que o juiz tenha decidido tão claramente a favor da Casa Azul. Este resultado reafirma a nossa confiança na distinção da marca, nos produtos de classe mundial e no nosso compromisso em defender a sua integridade com tequila orgânica certificada pelo USDA (Departamento de Agricultura dos EUA). Continuaremos a nos concentrar em fornecer produtos de tequila de alta qualidade e atender nossos clientes com excelência.”

Desde o seu lançamento, a tequila Casa Azul contratou uma série de celebridades e atletas para serem seus parceiros de investimento e marketing, incluindo a atriz mexicana Eiza González, o tricampeão nacional de futebol Travis Kelce e a campeã de golfe dos EUA, Michelle Wie.

A demandante Clase Azul, altamente reconhecida por suas garrafas colecionáveis ​​em formato de xadrez, inicialmente entrou com uma ação de violação de marca registrada contra a Casa Azul em setembro de 2022. O juiz Rosenthal posteriormente negou todos os seus pedidos de alívio monetário e rejeitou a exigência do júri em novembro do ano passado.

David Bernstein da Debevoise & Plimpton, advogado da Casa Azul, disse: “Esta é uma vitória jurídica decisiva após um julgamento árduo. Embora existam algumas semelhanças superficiais no som dos nomes Casa Azul e Clase Azul, o Tribunal concluiu corretamente, após uma análise das volumosas provas, que a confusão não é provável.”

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Ele continuou: “Os nomes têm significados diferentes, a imagem comercial é radicalmente diferente, os produtos são diferentes porque a Casa Azul é uma tequila orgânica e sem aditivos e a Clase Azul não é orgânica e é feita com aditivos como glicerina e adoçantes artificiais, são comercializados de forma diferenciada e com preços diferentes, e o nome Casa Azul foi adotado de boa fé.”

“Embora a Clase Azul tenha apresentado provas de erros e confusões fugazes, isso foi em grande parte um problema de sua própria fabricação, uma vez que o seu produto é mais conhecido pelas suas garrafas distintas e não pelo seu nome, que, segundo o Tribunal, não é forte ou bem conhecido”, acrescentou Bernstein.

* Douglas Yu é colaborador da Forbes EUA. Escreve sobre alimentos, bebidas, empreendedorismo e capital de risco também para NPR Marketplace, Bloomberg Radio e The Washington Post.

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