Catarina Running: projeto visa incentivar mulheres a participarem de corridas de rua em SC

“Eu corro para inspirar as catarinas do interior”, no segundo episódio do podcast Vá Para a Corrida, o apresentador da NDTV Henrique Zanotto recebeu a coordenação e algumas corredoras do projeto Catarinas Running.

Conheça o projeto Catarina Running no podcast Vá Para a Corrida

Conheça o projeto Catarina Running no podcast Vá Para a Corrida – Foto: Catarina Running

Estiveram presentes no estúdio a mentora do projeto, Eduarda Nery, um dos sócios do, Ricardo Polidoro e as corredoras representantes Sâmara Gomes de Oliveira Albino, Cinthia Andruchak Freitas, Luciana Corrêa Matias e Valéria Lesnik.

O projeto Catarina Running é voltado para o público feminino de todas as idades e é focado em inspirar mulheres a participarem de corridas de rua e mostrar as belezas e desafios de cada município de Santa Catarina. O projeto busca trazer representantes de todas as cidades do Estado, a fim de promover a corrida para todas.

Cada representante escolhida grava um vídeo mostrando como é a corrida em sua cidade, compartilhando peculiaridades e atrativos do percurso escolhido. Os vídeos são postados no Instagram das catarinas e no grupo do Whatsapp.

No começo o projeto tinha o foco de juntar mulheres para correr em conjunto, e compartilhar as corridas entre si. “Estava conversando com uma amiga e falei: e se a gente pegar uma mulher de cada município e mostrar como é a corrida na sua cidade? Vamos concentrar as mulheres numa trajetória só e, inspirar mais mulheres a participarem de corridas em qualquer lugar de Santa Catarina.” Conta Eduarda.

O empecilho foi o número de municípios, 295. Mas isso só motivou a direção a seguir o plano. Hoje, faltam 37 mulheres para alcançar todos os municípios.

Vale a pena destacar que não precisa ser residente da cidade para representá-la e correr por ela. De acordo com Eduarda, o novo foco foi um sucesso e, o perfil do Instagram das catarinas foi de 700 seguidores para 10 mil em dois meses.

Luciana, representante de Praia Grande, comenta emocionada sobre os desafios que a corrida lhe ajudou a superar, “Eu era sedentária e fiquei um ano e meio no tratamento de dores na lombada. Era doloroso. E chegou num ponto que eu tive uma indicação cirúrgica.”

“Até que chegou um dia e eu disse a minha fisioterapeuta que eu iria correr a São Silvestre e, em plena pandemia, eu saí de casa e disse: eu vou mudar meu destino. Corri dois km até que me ajoelhei no chão e comecei a chorar. Lá eu disse a mim mesma que eu podia”, complementa.

Luciana também contou sobre os desafios de correr no interior e fora dos luxos da capital. “O meu desejo no projeto é inspirar as catarinas lá do interior. É muito fácil correr na Beira Mar de São José, em Floripa… difícil é correr no ‘poeirão’, com os cachorros caramelos atrás da gente. Eu tenho que representar as minhas amigas de lá.”, afirma.

A importância do projeto Catarina Running

As meninas compartilharam detalhes de suas trajetórias nas corridas e, mostraram a importância do projeto para mulheres que querem se superar, conquistar independência e cuidar da saúde física e mental.

O projeto busca representantes femininas de todo o Estado visando incentivar cada vez mais mulheres

O projeto busca representantes femininas de todo o Estado visando incentivar cada vez mais mulheres – Foto: Catarina Running

Sâmara Gomes, representante de Governador Celso Ramos, comenta que a corrida foi essencial para o seu tratamento de depressão e ajudou muito no seu casamento.

“Saindo de uma depressão eu fiz 5 km e me senti muito bem, me ajudou muito. Depois convidei meu marido e ele começou comigo, no começo mal fazia 3 km. Até que um dia ele fez 10 km sozinho e hoje estamos nos preparando para a Meia Internacional.”

Sâmara também compartilhou um conselho para as catarinas que planejam começar a correr, “É um desafio pessoal, claro que nós queremos nos superar e chegar cada vez mais longe, mas o essencial é começar” finaliza.

Confira o Podcast Vá Para a Corrida

Nesta segunda temporada do podcast serão abordados temas como corridas de rua, saúde física e mental, organização pessoal e bem-estar, buscando sempre incentivar os cuidados com o corpo e com a mente. Henrique Zanotto receberá diversos convidados quinzenalmente, e você pode conferir no Spotify e ND Play.

A produção do podcast Vá Para a Corrida é realizada pelo Núcleo de Projetos Multimídia do Grupo ND, que trabalha com inovação e criação de novos produtos em jornalismo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.