‘Cocô branco’: homem descobre diagnóstico maligno pela cor das fezes; o que diz cada uma

Um homem, que atribuiu os sintomas de cocô branco como ossos e urina escura à ressaca, teve sua vida salva após médicos diagnosticarem câncer.

Cocô branco assusta homem ao descobrir diagnóstico maligno – Foto: Reprodução/The Sun/ND

Matthew Rosenblum, então com 32 anos, notou a alteração em suas fezes após uma noite de bebedeira. Contudo, um médico teria desconsiderado suas preocupações com uma resposta desdenhosa:

“Se você tiver câncer, eu vou rolar no túmulo”.

A revelação do diagnóstico veio após uma série de exames, oferecendo a Rosenblum uma perspectiva de vida de apenas um ano.

Essa reviravolta dramática em sua saúde destaca a importância da conscientização sobre os sintomas incomuns e do acompanhamento médico regular para detecção precoce de doenças graves.

Inicialmente, o ex-candidato ao doutorado não se preocupou muito com a coloração de suas fezes e urina, atribuindo-as à ressaca devido à ingestão de alguns drinques na noite anterior.

“Eu notei que minha urina estava escura e minhas fezes estavam brancas”, relatou Matthew ao The Patient Story. “Já fazia um tempo desde que eu havia prestado atenção na cor das minhas fezes”, lembrou ele.

Homem revela diagnóstico maligno após ver a cor do seu cocô

Homem revela diagnóstico maligno após ver a cor do seu cocô – Foto: Reprodução/The Sun/ND

“No início, pensei que fosse apenas ressaca. Tomei algumas cervejas na noite anterior, então bebi um pouco de Gatorade e fui descansar, mas minha urina não clareou”, acrescentou.

“Ouvi repetidas vezes que sou muito jovem. Acho que é por isso que ninguém olhou, porque ninguém jamais pensou que eu pudesse ter câncer no pâncreas”, disse.

O que a cor do seu cocô pode significar

O Guts UK, uma instituição do Reino Unido que financia — desde 1971 — pesquisas médicas dedicada ao sistema digestivo, intestino, fígado e pâncreas, separa as classificações de cores da seguinte forma:

  • Marrom – essa cor de cocô é normal e saudável;
  • Preto – alcaçuz, comprimidos de ferro ou certos medicamentos podem tingir seu cocô de um tom mais escuro, mas também podem indicar sangramento no estômago. Entre em contato com seu médico se estiver preto, alcatroado e cheirar mal e você tiver dor de barriga;
  • Cinza – remédios para tratar diarreia podem causar isso, mas cocô muito pálido ou cinza pode significar que seu pâncreas ou fígado não estão funcionando corretamente. entre em contato com seu médico o mais rápido possível se seu cocô ficar pálido de repente, especialmente se não houver alteração no seu medicamento;
  • Verde – antibióticos ou comer muitos vegetais verdes podem ser a causa, bem como uma infecção intestinal, como intoxicação alimentar ou gastroenterite. Isso também mudará a consistência e a frequência de seus cocôsVermelho – causado por beterraba e corante alimentar vermelho em alimentos e bebidas, mas também pode indicar sangramento no intestino. Contate seu médico se você não comeu alimentos vermelhos;
  • Laranja – suplementos de vitamina A e ingestão de grandes quantidades de alimentos com beta-caroteno (por exemplo, cenouras) podem causar isso, bem como uma condição chamada diarreia ácida biliar, em que a bile permanece nas fezes sem ser reabsorvida;
  • Amarelo – pode indicar muita gordura nas fezes (esteatorreia), um marcador de SII, doença celíaca ou insuficiência pancreática exócrina;
  • Prata – uma cor de cocô muito rara e não é um bom sinal. Discuta isso com seu médico com urgência, pois pode ser um sintoma de câncer;
  • Mucusy (claro) – às vezes as pessoas com SII veem muco visível ao redor do cocô e isso também pode acontecer às vezes se alguém estiver constipado. Consulte um médico se este for um sintoma novo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.