Dengue provoca mais uma morte em Joinville e UPA registra mais de 700 atendimentos em 24h

No dia em que Joinville confirmou a 20ª morte por dengue, a UPA Leste, que fica no bairro Aventureiro, registrou mais um dia de alta demanda de pacientes. Em 24h, foram mais de 700 atendimentos na unidade.

Dengue avança em Joinville e UPA registra mais de 700 pacientes em 24h

Dengue avança em Joinville e UPA registra mais de 700 pacientes em 24h – Foto: Internet/Reprodução/ND

Por volta das 13h desta terça-feira (16), o painel de atendimentos da UPA Leste mostrava que 727 pacientes passaram pelo local. A maioria, cerca de 583, eram pessoas com quadros classificados como pouco urgentes.

No caso dos pacientes classificados como urgentes, o número chegou a 128, com tempo de espera de cerca de meia hora para o primeiro atendimento. Apenas 13 pacientes atendidos tinham quadro considerado muito urgente.

Entre as principais queixas, estavam sintomas respiratórios e de dengue. Uma paciente, ouvida pela reportagem do portal ND Mais, contou que chegou ao local com uma crise de asma e o esposo estava com sintomas de dengue.

Atualmente, a cidade registra 12.335 casos confirmados.O município confirmou, nesta terça-feira (16), a 20ª morte por dengue em 2024. Desta vez, a vítima foi um homem de 60 anos, morador do bairro Aventureiro.

O homem morreu no dia 22 de março, em um hospital da rede pública da cidade, e tinha comorbidades, segundo a Prefeitura de Joinville.

Estou com dengue, onde procurar atendimento?

Com as UPAs lotadas, a comunidade agora têm novas opções de atendimento. As enfermarias especializadas em dengue, montadas na UBSFs Glória e João Costa, já iniciaram o atendimento de pacientes.

Nos locais, o atendimento aos pacientes é individualizado. De acordo com a evolução clínica, podem receber alta, manter acompanhamento pelo Monitora Dengue ou então ser encaminhado para internação em um hospital, por meio da Central de Regulação, que é administrada pelo Governo do Estado.

Enfermarias especializadas em dengue atenderão 24h em Joinville

Enfermarias especializadas em dengue atenderão 24h em Joinville – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

A estrutura da UBSF Glória já abrigava a Central de Hidratação. O local foi ampliado para atender a demanda do município e passa a atuar como enfermaria. Os pacientes continuam recebendo medicação, realizando a hidratação e fazendo exames, conforme a prescrição médica.

De acordo com a prefeitura, quando necessário, o transporte entre o local onde o paciente foi atendido até uma das enfermarias será providenciado pelo município.

Mais uma enfermaria será aberta

A Secretaria da Saúde está concluindo a montagem de mais uma enfermaria, que ficará localizada na UBSF Aventureiro III.

“É importante ressaltar que as enfermarias especializadas serão implantadas para atender aos pacientes referenciados, ou seja, aqueles que já tiveram o diagnóstico nas UPAs ou nos Postos de Saúde”, informou a Prefeitura de Joinville.

A orientação para a população com suspeita de dengue é buscar, primeiro, por atendimento em postos de saúde. Ao receber a confirmação da doença, a equipe pode encaminhar o paciente para a enfermaria, UPA ou hospital, de acordo com a necessidade de cada quadro.

As enfermarias especializadas em dengue vão funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.