Desastre na Lagoa da Conceição: MPSC apura improbidade após Casan não achar culpados

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), por meio da 7ª Promotoria de Justiça, abriu um inquérito civil para apurar possíveis atos de improbidade administrativa na Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).

Desastre na Lagoa da Conceição e o pedido de abertura de inquérito por parte do MPSC

Lagoa da Conceição em fevereiro de 2021, após desastre ambiental; Casan não encontrou culpados e, agora, o MPSC quer explicações – Foto: Leo Munhoz/ND

O procedimento foi instaurado no último dia 10 e busca entender o porquê do arquivamento de sindicância interna da Companhia sobre o rompimento de uma estação de tratamento registrado no dia 25 de janeiro de 2021, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

O tema foi destaque da Coluna Bom Dia depois que o TCE (Tribunal de Contas do Estado), por meio da Diretoria de Empresas e Entidades Congêneres, pediu informações da investigação interna realizada pela companhia e que terminou sem apontar responsáveis.

A abertura do inquérito por parte do Ministério Público ainda cita a informação publicada no Blog.

O que diz a Casan

A Coluna Bom Dia entrou em contato com a Casan, por meio de assessoria de imprensa, e obteve a confirmação da notificação por parte do MPSC.

A Companhia, dessa forma, confirmou que deve encaminhar a cópia da sindicância ao Ministério Público de Santa Catarina. Outro ponto destacado, via assessoria, é que “a única coisa” que foi pedida pela promotoria é a cópia da sindicância.

Desastre da Lagoa da Conceição

No dia 25 de janeiro de 2021, a lagoa de evapoinfiltração de efluentes da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) da Casan se rompeu, atingindo mais 70 residências na região, e afetando diretamente a Lagoa da Conceição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.