Amado-maldito Gurcius Gewdner vai codirigir “Privadas de suas vidas”, novo horror nacional

“Acidentes com privadas podem ser letais – a cerâmica é extremamente cortante. Então, cuidado com onde você senta, pois vem aí uma descarga de emoções”.

Essa é a primeira pista do que veremos em “Privadas de suas vidas”, um filme assinado por Gustavo Vinagre e Gurcius Gewdner, que por anos residiu e produziu muita arte transgressora e esculachada aqui em Santa Catarina.

Cartaz do filme “Privadas de suas vidas”, produção brasileira de horror dirigida por Gurcius Gewdner – Foto: Divulgação

Eu preciso agradecer o colega jornalista e grande irmão de Joinville, Rubens Herbst, por socializar essa boa nova na rede.

O que temos até agora sobre a história do filme é, além da “quase-sinopse” em tom de aviso acima, o cartaz lançado há poucos dias. Mas já sabemos sobre o elenco e ele diz muita coisa sobre o tamanho da produção: ali estão estrelas de novelas e filmes como Mariana Ximenes, João Vicente de Castro, Martha Nowill, Rodrigo Abreu Teixeira e Regina Braga.

O projeto tem também a mão de uma importante produtora brasileira, a RT Features, que tem em seu portifólio a produção de filmes como “O Cheiro do Ralo” (de 2006, e estrelado pela atriz catarinense Paula Braun), Tim Maia (2015) e participações em projetos de séries e filmes internacionais a exemplo do aterrorizante “The Witch” (2015) e “O Farol” (2019).

Quem sabe este seja a primeira grande investida no proeminente gênero do horror brasileiro em escala blockbuster nacional e internacional, já que também há a versão do cartaz com o título em inglês “Flushed”.

Não é à toa que um dos grandes nomes do estilo hoje no Brasil, o capixaba Rodrigo Aragão (“Mangue Negro”, “Noite do Chupacabras” e “Cemitérios das almas perdidas”), executará os efeitos especiais e a maquiagem de “Privadas de suas vidas”.

Aragão que, junto com Gurcius e o também cineasta catarinense Petter Baiestorf, foi homenageado na edição passada do Festival Floripa Que Horror.

Gurcius Gewdner: músico, editor, produtor e cineasta “dândi” do cinema independente brasileiro agora ataca no grande mercado comercial – Foto: Divulgação

Gurcius Gewdner é referencia no cinema independente brasileiro

Assim como Vinagre, Aragão e Baierstorf, Gurciu Gewdner é referência de uma geração do cinema independente e experimental. São cerca de 70 produções em suas duas décadas de atuação sempre navegando no mercado alternativo e de baixo orçamento, além das suas investidas como músico (banda Os Legais) e artista visual.

Eu não arrisco dizer qual será o resultado desta estreia do “amado-maldito” Gurcius no campinho da telona comercial, mas a julgar por sua persona dá para apostar em um terror daqueles absurdos,“pulp”, sangrento, com pitadas de “slasher”, humor nonsense e divertido de revirar o estômago.

Dê um “google” em “filmes de Gurcius Gewdner” e saberão do que eu estou falando. Vão dizer para você muitas coisas a respeito dele. É quase tudo verdade, porque o povo costuma “aliviar” bastante.

Separei aqui uma entrevista muito interessante com Gurcius falando sobre a sua visão de cinema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.