Quem é o prefeito do Sul de SC preso na Operação Terra Nostra

Luis Gustavo Cancellier (Progressistas), prefeito de Urussanga, cidade do Sul de Santa Catarina, foi preso preventivamente durante a segunda fase da Operação Terra Nostra, deflagrada na manhã desta terça-feira (16). Além dele, dois vereadores e um ex-servidor comissionado foram detidos.

Prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier

Prefeito já foi alvo de outras investigações – Foto: Divulgação/ND

Prefeito também é presidente da Amrec

O chefe do Executivo de Urussanga também é presidente da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera). A entidade, em nota, afirmou que aguarda acesso aos autos para se manifestar oficialmente sobre a Operação Terra Nostra.

Esse é o segundo mandato do prefeito, que tem 53 anos, é casado e pai de duas filhas. Em 2021, Luis Gustavo Cancellier foi afastado das suas funções após ser alvo de uma outra investigação, a Operação Benedetta, que identificou a prestação de serviços superfaturados pela gestão.

A Operação Benedetta, que teve como alvo a Prefeitura de Urussanga, apurou a prática dos crimes de organização criminosa, além de desvio de recursos, extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento, falsidade ideológica e peculato.

Prefeito de Urussanga foi alvo da Operação Terra Nostra na manhã desta terça-feira (16) – Foto: Reprodução/Facebook/ND

Alvo da Operação Wotan

O prefeito ficou afastado do cargo por mais de um ano. Ele retornou em 2022, após decisão do STJ (Supremo Tribunal Federal). Em dezembro desse mesmo ano, Cancellier foi alvo da Operação Wotan. As ações foram coordenadas pela Polícia Civil e pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

O objetivo, segundo a Polícia Civil, à época, foi apurar a possível prática do crime de corrupção ativa investigada na Comissão de Investigação Processante, instalada, em 2021, na Câmara de Vereadores de Urussanga. No entanto, o prefeito foi inocentado, uma vez que não houve comprovação de ele esteve envolvido nas práticas.

Sobre a Operação Terra Nostra

Agora, Luis Gustavo Cancellier é alvo da Operação Terra Nostra, que apura a aquisição, por parte da prefeitura de Urussanga, de um terreno para a construção do parque industrial III e de um imóvel para a criação de uma nova garagem municipal, por valores considerados superfaturados.

Segunda fase foi deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (16) – Foto: Divulgação/Polícia Civil/ND

Na primeira fase das diligências, no dia 21 de março, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de aproximadamente R$ 1.350.000 para garantir um possível ressarcimento do dinheiro público desviado.

A reportagem do ND Mais tenta contato com a defesa do prefeito de Urussanga. O espaço está aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.