Código Secreto da Tripulação: As Frases que Ninguém Quer Ouvir Durante um Voo

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

É relativamente comum ouvir no sistema de som, durante um voo, frases como “Existe um médico a bordo?”. Apesar de preocupante, há muitos outros termos que podem ser ouvidos e cujo significado não é tão óbvio. Isso acontece porque a tripulação utiliza uma linguagem própria para se comunicar discretamente sobre situações que exigem atenção – podem ser desde apelidos para determinados perfis de passageiros até emergências sérias, que envolvem risco de vida.

Termos como ‘Código 300’, ‘Squawk 7500’, ‘Pan-Pan’, ‘Sereia’ ou até ‘VIP’ (que não significa exatamente o que se imagina) fazem parte desse vocabulário. A equipe do site Wander reuniu alguns dos códigos mais utilizados dentro das aeronaves para explicar o que, de fato, eles significam.

Ao descobrir o que alguns desses códigos querem dizer, fica claro por que a tripulação evita anunciá-los abertamente. Alguns deles, inclusive, podem já ter sido usados para se referir a determinados passageiros, sem que eles percebessem.

Código 300 ou Anjo

Esse alerta indica que houve o falecimento de um passageiro a bordo. ‘Code 300’ é o código numérico usado para esse tipo de situação, enquanto ‘Angel’ serve como uma forma mais discreta de comunicar o ocorrido publicamente. A partir desse aviso, a tripulação começa a coordenar os procedimentos necessários, como deslocar o corpo para uma área reservada e prestar suporte aos passageiros que precisarem, sem gerar pânico.

Squawk 7500 ou Hotel

Esse é um dos códigos mais graves, pois indica que o avião está sendo sequestrado ou sofrendo interferência ilícita. ‘Squawk 7500’ é o código enviado pelo transponder do piloto ao controle de tráfego aéreo, informando a situação sem precisar verbalizá-la. Já ‘Hotel’, correspondente à letra H no alfabeto fonético, também pode ser utilizado nas comunicações — por exemplo, ‘Hotel 7500’ indica uma emergência desse tipo a bordo.

Getty Images

Isso é um Código Amarelo

Código Amarelo

Embora menos grave, esse alerta também merece atenção. ‘Code Yellow’ sinaliza à tripulação que há uma situação médica leve a bordo. Pode ser um passageiro se sentindo enjoado, tonto ou indisposto de forma geral. O aviso permite que a equipe monitore a situação de forma discreta e se prepare, caso precise intervir.

Pan-Pan

Funciona como uma versão menos crítica do conhecido ‘Mayday’ (chamado de emergência para situações de ameaça grave e imediata). ‘Pan-Pan’ é utilizado para emergências sérias, mas que não colocam o voo em perigo iminente. Não é específico quanto ao tipo de problema — pode ser uma falha mecânica ou uma questão médica —, mas indica que, embora haja urgência, não se trata de uma situação de risco extremo.

Getty Images

Alerta de Código Sereia

Sereia

Apesar do nome, esse código não representa nenhuma emergência. ‘Mermaid’ é um apelido usado pela tripulação para se referir, de forma passivo-agressiva, a passageiros que se espalham por vários assentos vazios para evitar que outras pessoas se sentem na mesma fileira. É mais comum em voos com muitos lugares livres.

Código Adam

Esse código é mais utilizado nos aeroportos, embora também possa ser aplicado dentro da aeronave. ‘Code Adam’ significa que uma criança está desaparecida, acionando imediatamente os procedimentos de busca e, no caso do aeroporto, o bloqueio das saídas para impedir um possível sequestro. O nome tem origem no Adam Walsh Child Safety Act, lei americana de 2006 criada para prevenir o desaparecimento de crianças.

VIP

Em praticamente qualquer contexto, ‘VIP’ significa ‘Very Important Person’ (Pessoa Muito Importante). Dentro de um avião, no entanto, a interpretação costuma ser diferente. Nesse caso, o código costuma se referir a um passageiro que faz muitas exigências, reclama constantemente ou se mostra difícil de lidar, embora não necessariamente quebre nenhuma regra. Na prática, trata-se de um ‘Very Irritating Person’ (Pessoa Muito Irritante).

O post Código Secreto da Tripulação: As Frases que Ninguém Quer Ouvir Durante um Voo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.