FOTOS: Após uma década, relembre incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma

Paço Municipal após incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma

Incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma completa uma década – Foto: Divulgação/Decom/ND

Há exatos dez anos, o incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, deixava marcas na história administrativa do município. A tragédia, que destruiu setores essenciais do Paço Municipal na madrugada do dia 27 de maio de 2015, exigiu uma reestruturação completa da sede do Poder Executivo.

Hoje, o incidente é lembrado como um símbolo de superação e de resiliência. Com um esforço coletivo, o local foi reconstruído e reinaugurado em 2018 e, depois de uma década, preserva a memória com um olhar para o futuro.

Dez anos do incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma

“O incêndio de 2015 foi, sem dúvida, um dos momentos mais difíceis da história recente da nossa cidade. Mas também nos mostrou a força e a união do povo criciumense”, disse o atual prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

“Reconstruir o Paço Municipal não foi apenas erguer paredes, foi recuperar a autoestima de uma comunidade inteira. Mais do que uma estrutura física, o Paço simboliza a superação e o trabalho conjunto. Que nunca nos falte memória para honrar o passado, nem força para continuar construindo o futuro”, completou.

Ao todo, Paço Municipal sofreu com dois incêndios em um intervalo de 11 dias

Dias depois, história ficou marcada pelo segundo incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma – Foto: Divulgação/Decom/ND

Onze dias depois, o Paço Municipal foi tomado pelas chamas novamente, no dia 7 de junho de 2015. Desta vez, em proporções ainda maiores do que o primeiro incêndio, sendo necessário o reforço do Corpo de Bombeiros de municípios vizinhos.

O fogo iniciou no setor de informática, por volta das 13h30 de domingo, e destruiu o lado esquerdo do prédio, que incluía o gabinete do prefeito, a Procuradoria e a Secretaria de Educação, localizados no primeiro andar. Mais uma vez, a causa do incêndio foi uma sobrecarga elétrica, que ocorreu na instalação que abastecia o equipamento de no-break do setor. No momento, não havia pessoas no local e não houve feridos.

Os incêndios causaram grande destruição e abalo na estrutura, exigindo a interdição total do local por motivos de segurança. Com 70% do prédio comprometido, os serviços administrativos da Prefeitura de Criciúma foram realocados para uma sede temporária, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti e, em seguida, para um prédio no bairro Próspera.

Após 40 dias de investigações, a Polícia Civil concluiu que ambos os incêndios foram causados por sobrecargas na rede elétrica, sem indícios de ação humana direta ou criminosa. Segundo o laudo do IGP, não foi possível identificar se a sobrecarga foi uma ocorrência da falha do equipamento ou da nova rede elétrica instalada.

Após incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma, Paço Municipal foi reconstruído  - Divulgação/Decom/ND

1
3

Após incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma, Paço Municipal foi reconstruído – Divulgação/Decom/ND

Após incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma, Paço Municipal foi reconstruído  - Divulgação/Decom/ND

2
3

Após incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma, Paço Municipal foi reconstruído – Divulgação/Decom/ND

Após incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma, Paço Municipal foi reconstruído  - Divulgação/Decom/ND

3
3

Após incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma, Paço Municipal foi reconstruído – Divulgação/Decom/ND

Reconstrução do Paço Municipal

Em janeiro de 2017, o Governo de Criciúma retomou as obras de reestruturação do Paço Municipal Marcos Rovaris, após a assinatura de um decreto de situação de emergência pelo então prefeito em exercício, Clésio Salvaro. A medida foi realizada para agilizar os serviços interrompidos em 2016.

A obra custou aproximadamente R$ 10,5 milhões e incluiu melhorias no sistema anti-incêndio e na recuperação da estrutura danificada com o uso de fibra de carbono, para reforço de concreto armado. Além disso, as instalações elétricas, hidráulicas e de climatização passaram por uma modernização.

A reestruturação mobilizou o setor público e privado, além do apoio de empresas locais, que contribuíram com materiais como revestimentos cerâmicos. Apesar da modernização do espaço, o projeto valorizou a arquitetura original da estrutura, inaugurada em 1981.

Imagem área do Paço Municipal de Criciúma

Paço Municipal visto de cima, reconstruído após incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma – Foto: Divulgação/Decom/ND

Em 6 de janeiro de 2018, após 18 meses fechado, o Paço Municipal foi reinaugurado durante as comemorações dos 138 anos do município. O evento marcou o retorno das atividades administrativas ao prédio histórico, simbolizando a superação do incêndio que atingiu Prefeitura de Criciúma e a preservação das memórias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.