Filiação de Derrite é o símbolo da aliança entre Progressistas e PL de Jair Bolsonaro

Prestigiado, o atual secretário de segurança pública de São Paulo, Guilherme Derrite, agora filiado ao Progressistas, deixou o PL de Jair Bolsonaro, com olhar em 2026. Deputado Federal licenciado, assinou a ficha na presença de líderes partidários que sinalizam o caminho das siglas no ano que vem.

A ficha não foi só abonada pelo presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, mas abençoada pelo parceiro na Federação União Progressista, Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil.

Derrite

Ciro Nogueira abona ficha de filiação de Guilherme Derrite ao Progressistas – Foto: Divulgação PP/ND

O desejo do Partido Liberal (PL) de vencer as eleições em 2026, abriu as portas para a saída de Derrite do partido. A proposta de ter Ciro Nogueira para a vice-presidência com um Bolsonaro encabeçando o processo eleitoral, também é reforçada com o gesto.

Outra figura que participou do ato de filiação foi o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O político tem articulado a construção de união da direita para 2026. Kassab tem feito duras críticas ao atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A frente de embate a Lula, no ano que vem, reúne neste momento a maior bancada do Congresso, que é composta pela Federação, Progressistas e União Brasil. Mas que já ensaia a entrada do PSD no grupo.

Quem também participou do evento foi Renata Abreu, presidente do Podemos, no Brasil e que recentemente confirmou a fusão com o PSDB, de Marconi Perillo. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), prestigiou o ato de filiação de Derrite.

Derrite

Ciro Nogueira aposta em Derrite para concorre ao senado e conquistar a segunda vaga, em 2026 – Foto: Reprodução redes sociais/ND

Mas além de se filiar ao PP, Guilherme Derrite também se torna o nome do Progressistas, para o Senado por São Paulo. Além disso, potencializa o volume de possíveis senadores para confrontar a Suprema Corte, a partir de 2027. “Protagonismo tem que ser do Congresso”. Disse.

Guilherme Derrite fala do candidato à presidência em 2026

Questionado sobre o nome da direita, na corrida presidencial, Guilherme Derrite se limitou a dizer que o grupo que participou do evento, é que vai decidir quem será o candidato. Não descartou o nome de Tarcísio de Freitas.

Derrite mantém lealdade à Bolsonaro mas não descarta Tarcísio de Freitas à presidência – Foto: Reprodução redes sociais/ND

A indagação foi após a menção de possível manutenção de inelegibilidade de Jair Bolsonaro, por conta dos processos que correm no STF, relacionados aos atos antidemocráticos.

Também lembrou que Tarcísio poderia se tornar o “melhor presidente” do Brasil. Sobre a ausência do presidente nacional do Republicanos, partido do governador de São Paulo, Derrite disse que ele tem a agenda cheia e enfatizou que tinha Tarcísio presente. “Qual a maior liderança do Republicanos no Brasil?”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.