Opinião | Santa Catarina mostra sua força ao mundo

Por decisão do governador Jorginho Mello, Santa Catarina deu um passo ousado e estratégico ao realizar uma missão institucional e empresarial nos Estados Unidos. Foi uma ação inédita e carregada de simbolismo: pela primeira vez, um governo catarinense promoveu o SC Day, evento que integrou a 14ª Brazilian Week em Nova York, colocando o Estado em evidência perante investidores e instituições internacionais de peso.

No SC Day, o governador apresentou as potencialidades catarinenses com clareza e confiança. Também participou de eventos de grande relevância como LIDE, APEX e Valor Econômico, onde destacou o que somos: um Estado inovador, competitivo e cheio de oportunidades. A recepção foi calorosa e promissora. Ficou claro que há interesse real e crescente em Santa Catarina como destino de investimentos.

Mas foi em Washington que a missão atingiu seu ápice. No encontro com a IFC (International Finance Corporation) e no coração do Banco Mundial, Jorginho Mello não apenas apresentou projetos robustos de infraestrutura — como a Via Mar e o plano ferroviário estadual — como também estabeleceu um marco: segundo os próprios dirigentes do Banco Mundial, nunca um governador brasileiro dedicou tanto tempo e atenção à apresentação da carteira de projetos de seu Estado.

Essa atitude proativa, técnica e comprometida rendeu frutos imediatos. Com a confirmação de recursos para projetos como o PROMOBIS, de mobilidade na região de Itajaí; a nova etapa do programa Estrada Boa; o Microbacias na Agricultura; a Resiliência Climática, já são considerados modelos a serem replicados interna e externamente, para estados brasileiros e outros países. Além disso, abriu-se espaço para novas colaborações, com foco em soluções inovadoras e sustentáveis.

Mais do que uma agenda, foi uma demonstração de visão de futuro, com a possibilidade de injeção de mais de US$ 800 milhões em financiamentos de longo prazo. A missão internacional liderada pelo governador foi uma conquista de toda Santa Catarina. Uma articulação que envolveu diferentes secretarias e instituições públicas, trabalhando de forma integrada e estratégica.

Ao levar nossa voz, projetos e valores para o mundo, o governador Jorginho Mello afirma o papel de Santa Catarina como protagonista no cenário nacional e internacional. Esse é um tributo à nossa gente e um sinal claro de que estamos prontos para alçar voos ainda maiores.

Paulo Bornhausen, Secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.