EaD: Sete perguntas e respostas para entender o novo ensino à distância

mudanças no EaD

Sete perguntas e respostas sobre as mudanças no ED – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (19) um decreto que regulamenta a Nova Política do EaD (Educação a Distância). Com a publicação, graduações de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ser ofertadas exclusivamente no formato presencial.

Veja abaixo as principais mudanças no EaD explicadas em sete perguntas e respostas:

1. O que muda no ensino à distância?

  • Nenhum curso poderá ser 100% online.
  • Pelo menos 20% da carga horária precisa ser cumprida presencialmente, seja na sede da instituição ou em outro local, com professores e alunos juntos.
  • Outra opção é realizar atividades síncronas, que são aulas ao vivo pela internet, com interação entre alunos e professores.
  • Além disso, as provas devem ser feitas presencialmente.
  • O decreto também cria a modalidade semipresencial, que combina ensino online com atividades físicas obrigatórias, como estágio ou práticas laboratoriais.
  • Os polos de EaD, espaços físicos fora do campus, precisarão oferecer uma estrutura mínima adequada, como tecnologia e laboratórios.

Mudanças no ED foram anunciadas nesta segunda-feira (19) – Foto: EBC/Divulgação/ND

2. As mudanças valem para todos imediatamente?

  • Não. As instituições têm até dois anos para se adaptar às novas regras.
  • Quem já está matriculado em cursos que não poderão continuar 100% à distância poderá terminar o curso do jeito que começou, sem mudanças.

3. O que são atividades síncronas e como funcionam?

  • Atividades síncronas são aquelas feitas online, em tempo real, com interação entre alunos e professores, como aulas ao vivo.
  • Para garantir qualidade, cada mediador pode acompanhar no máximo 70 alunos, e a frequência é controlada. Essas atividades contam como ensino à distância, não como aulas presenciais.

O governo federal explicou as mudanças no EaD – Foto: Jonas Pôrto/Divulgação

4. O que muda nas provas e avaliações?

  • Cada disciplina oferecida a distância deve ter pelo menos uma avaliação presencial, que deve ser a mais importante para a nota final. Essa prova pode envolver análise, síntese ou atividades práticas.

5. E os alunos já matriculados em cursos que mudarão?

  • Eles poderão continuar e concluir o curso no formato inicial, com a oferta da modalidade à distância mantida até a formatura.

Mudanças no EaD atingem cursos de graduação – Foto: Aline Cardozo/CCA/UFSC/ND

6. Qual é a infraestrutura mínima exigida para os polos de EaD?

  • Os polos precisam oferecer suporte acadêmico adequado, incluindo salas para coordenação, espaços para estudo, laboratórios quando necessários e acesso à internet.
  • Além disso, não será permitido que esses espaços sejam compartilhados entre diferentes instituições.

7. O que muda com a criação do formato semipresencial?

  • O formato semipresencial combina atividades presenciais, como estágios e práticas, com atividades online, oferecendo mais opções para os estudantes escolherem a forma de estudo que melhor se adapta à sua rotina.

Outras mudanças no EaD

A Nova Política de EaD trata, ainda, da valorização do corpo docente e da mediação pedagógica, com exigência de quantidade de professores compatível com o número de estudantes.

Outra das mudanças no EaD é a criação da figura do mediador pedagógico, que deve ter função exclusivamente pedagógica e formação acadêmica compatível com o curso, distinta das atribuições administrativas dos tutores.

MEC anuncia mudanças no EaD e proíbe ensino à distância em Direito e outras 4 graduações – Foto: Pixabay/Divulgação

Tipos de atividade das mudanças no EaD – A nova política uniformiza definições como:

  • Atividades presenciais: realizada com a participação física do estudante e do docente em lugar e tempo coincidentes.
  • Atividades assíncronas: atividade de EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares e tempos diversos.
  • Atividades síncronas: atividade de EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares diversos e tempo coincidente.
  • Atividades síncronas mediadas: atividades interativas, com grupo reduzido de estudantes, apoio pedagógico e controle de frequência.

 

 

 

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