Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Erick Pascoalato assumiu em fevereiro de 2025 o posto de gerente-geral da Lenovo ISG Brasil. Em entrevista ao ForbesCast, o executivo, que conta com mais de 25 anos de experiência no mercado de tecnologia, detalhou os números do CIO Playbook 2025, relatório feito pela Lenovo em parceria com o IDC. “Após a onda gerada pelo ChatGPT no fim de 2022, restou uma dúvida: o que estamos usando efetivamente hoje em relação à IA?”
A partir de conversas com mais 500 lideranças da América Latina, a empresa traçou um panorama da adoção de IA por companhias, com os erros, acertos e tendências do setor. “O que observamos, ao longo do documento, é que a IA está sendo usada para alavancar os negócios”, afirma Pascoalato.
De acordo com o levantamento, 68% das empresas (dentro de um recorte de grandes instituições) já utilizam IA no Brasil, sendo 53% o número referente à inteligência artificial generativa. Segundo o executivo, os casos de uso são amplos, como: “Automação de processos, o que reduz custos e gera eficiência. Análise preditiva, uma forma de transformar dados em insights e estratégias. Personalização, presente principalmente no setor de serviços e, por fim, segurança cibernética.”
Para um projeto de IA bem-sucedido, Erick é direto em relação ao método: capacitação, estratégia e planejamento. “Quem me conhece sabe que eu digo que ‘a falha na preparação é a preparação para a falha’. Em qualquer projeto, seja de IA ou não, é preciso definir um propósito, entender quais são os ativos envolvidos e qual é a maior possibilidade de retorno.”
Apesar dos desafios que a inteligência artificial enfrenta no Brasil, entre eles a falta de profissionais qualificados, a infraestrutura e a governança, o gerente-geral destaca que o principal problema é a lacuna de conhecimento — um agravante para todos os outros fatores.
“O cidadão brasileiro precisa dar um passo à frente em relação à tecnologia. Não estou falando de aprender a programar, mas de entender o básico. A falta de conhecimento dificulta a adoção de novas ferramentas, como a IA”, pontua Pascoalato.
Ao fim do episódio, o líder aconselha os profissionais que desejam se destacar nessa nova era: “Não espere, seja a pessoa que cria e traz ideias para a sua empresa. A melhor decisão é a decisão tomada.”
Assista ao ForbesCast com Erick Pascoalato, gerente-geral da Lenovo ISG Brasil:
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.
O post Os Pilares para o Sucesso de um Projeto de IA apareceu primeiro em Forbes Brasil.