Esporte, causa animal e estadualização de vias municipais no Oeste catarinense centram o debate das três audiências públicas que serão promovidas pelo Parlamento na próxima semana.
Na terça-feira (20), o município de Alfredo Wagner, na Serra catarinense, é o palco para o debate que foca na causa animal. Liderado pela Comissão de Proteção Defesa e Bem-Estar Animal, por iniciativa de seu presidente, deputado Marcius Machado (PL), o encontro é aberto ao público e acontece na Sociedade Recreativa União Clube, a partir das 18h30.
São esperados protetores da causa animal dos municípios de Alfredo Wagner, Leoberto Leal, Bom Retiro, Rancho Queimado, Angelina, Anitápolis, Águas Mornas, Imbuia, Chapadão do Lageado, Ituporanga e Bocaina do Sul.
A reunião tem como objetivo ouvir protetores da causa animal e conscientizar sobre os direitos dos animais. Além disso, serão apresentados os detalhes do programa Pet Levado a Sério, que foi lançado no dia 30 de abril pelo governo do Estado e que prevê investimentos de R$ 18 milhões para a promoção de castrações gratuitas em todos os municípios catarinenses com menos de 100 mil habitantes.
As audiências também servirão para a promoção do 2º Fórum Catarinense de Ativistas e Protetores da Causa Animal, que acontecerá no dia 22 de outubro, no auditório Antonieta de Barros da Alesc. A programação do evento será construída juntamente com os pedidos dos participantes das audiências. Depois de Joaçaba e Alfredo Wagner, a última consulta popular a respeito do tema acontecerá dia 30 de maio em São Joaquim.
Esporte em destaque
Na sequência de debates, na quarta-feira (21), as atenções se voltam para a Capital. Em destaque, a audiência pública, agendada para acontecer no Auditório Antonieta de Barros, a partir das 8h30min, que discute a Lei Estadual 13.622/2005, que normatiza a participação de atletas, representantes de municípios, nas competições intermunicipais promovidas pelo Sistema Desportivo Estadual de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Desporto (Fesporte).
O encontro, liderado pela Comissão de Esporte e Lazer por iniciativa do deputado Mauro de Nadal (MDB), quer ouvir a opinião de diferentes organizações esportivas catarinenses a respeito do atual modelo, que permite a participação de atletas não registrados em Santa Catarina em competições da Fesporte.
Malha viária
Encerrando a semana, o Parlamento promove uma audiência pública no município de União do Oeste, no Oeste catarinense, na quinta-feira (22). Em pauta, a discussão a respeito da estadualização das vias municipais que interligam os municípios de Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis e Quilombo. O encontro é proposto pela Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, por iniciativa do deputado Altair Silva (PP), e acontece no auditório da Escola de Educação Básica São Luís, a partir das 14h.
Colaboração: Valquíria Guimarães- Agência AL