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Um abismo entre os espectadores de The Last of Us que só assistem à série e aqueles que jogaram os games está se abrindo, e, pela primeira vez, começo a tomar partido. Isso porque sinto que a série se afastou consideravelmente do jogo.
Os principais problemas estão em torno de quem mais, senão Ellie — e o episódio do último domingo à noite pareceu emblemático em relação aos problemas que vêm se acumulando ao longo da temporada. Os principais descontentamentos podem ser divididos em dois pontos:
1. O roteiro
Nenhum desses problemas está relacionado à atuação de Bella Ramsey, que entrega bem o que o roteiro propõe. Mas Ramsey está em uma situação praticamente impossível por alguns motivos, sendo o principal deles o fato de que a personagem Ellie foi escrita de forma tão diferente dos jogos que ela já não parece mais a mesma personagem.
Uma grande parte disso tem a ver com o tom, ao longo de cerca de 4 episódios — algo que só agora pode estar começando a mudar, a julgar pela cena final do último capítulo. Até aqui, Ellie tem sido retratada como estranhamente indiferente à morte de Joel, a ponto da missão parecer mais uma divertida viagem com a Dina, exceto por alguns momentos em que fogem dos Clickers ou da WLF.
É verdade que Ellie faz piadas no jogo, geralmente como uma forma de defesa, mas a série levou isso a lugares estranhos — como a infame frase “Vou ser pai!”, que simboliza bem essa mudança de tom, já que essa sequência era muito menos positiva no jogo. Agora, o “modo vingança” foi ativado, e é estranho ver Ellie se transformar instantaneamente em Jason Voorhees, já que isso não foi bem construído até aqui.
2. Os cinco anos
Acho que há um motivo pelo qual Ramsey foi bem aceita como Ellie na primeira temporada. Ela conseguiu incorporar a garota rebelde, agressiva e teimosa que Ellie era no jogo, e qualquer crítica feita na época era mais sobre sua aparência não coincidir com o rosto da Ellie do game (críticas vindas principalmente de haters da internet), o que, na prática, não importava, desde que a essência da personagem estivesse ali.
Agora? Ramsey interpretando essa versão mais velha de Ellie parece um problema. Novamente, isso não é culpa de Ramsey — mas além de estarem trabalhando com um roteiro que não se encaixa bem na personagem, praticamente não houve mudança física na atriz de uma temporada para a outra. No jogo, o crescimento físico de Ellie — ficando mais alta e mais preparada para o combate — é parte importante do motivo pelo qual ela se torna tão temida.
Não importa que Ramsey não tenha traços idênticos aos da Ellie do jogo, mas nesta segunda temporada, que se passa cinco anos após a primeira, ela ainda parece ter entre 14 e 16 anos — mesmo que, sim, a atriz tenha 21. Já vi entrevistas em que ela admite estar preocupada por não se parecer com a Ellie de Parte 2, mas conclui que, bom, ela não pode simplesmente começar a parecer mais velha ou ficar mais alta. E é aí que está a dificuldade da situação em que se encontra.
Diferente da primeira temporada, algo não está funcionando agora. Mas admito que talvez esses dois problemas estejam ligados principalmente à perspectiva de quem jogou os games — e o público geral talvez não se importe com essas mudanças, já que nunca jogou. É por isso que a série ainda funciona para alguns, mas os jogadores estão cada vez mais frustrados com esses desvios e com a forma como tudo está sendo conduzido. Agora, começo a me incluir entre eles, à medida que essas diferenças só aumentam.
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