O Que Apple e Google Ensinam sobre Sucessão de CEOs

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Cerca de 40% dos novos líderes fracassam nos primeiros 18 meses de trabalho devido à falta de alinhamento, desempenho insatisfatório ou dificuldade em se adaptar às mudanças, segundo dados do CCL (Center for Creative Leadership), organização global sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de lideranças. Esse risco é ainda maior para CEOs que assumem o cargo após os fundadores.

Quando esses líderes desconsideram o legado do fundador, afastam stakeholders importantes, deixam de investir na construção de relacionamentos ou agem de forma precipitada, as chances de fracasso aumentam significativamente.

Por outro lado, o caminho para o sucesso envolve passar por alguns estágios de integração executiva, com atenção especial à construção de confiança. É fundamental manter o foco na missão e na cultura da empresa para permitir uma evolução estratégica, ao mesmo tempo em que integridade e respeito se tornam pilares para consolidar uma confiança duradoura.

Lições da Apple e do Google

Na Apple e no Google, novos CEOs assumiram o lugar dos fundadores em duas ocasiões: primeiro John Scully assumiu de Steve Jobs, depois Tim Cook substituiu a liderança na Apple. No Google, Eric Schmidt assumiu de Larry Page e Sergey Brin, e depois foi sucedido por Sundar Pichai.

Eric Schmidt, Larry Page e Sergey Brin

Eric Schmidt, Larry Page e Sergey Brin

Cook e Pichai respeitaram os valores e a influência dos fundadores, enquanto evoluíam estrategicamente suas organizações. Eles mantiveram o cerne das culturas orientadas pela inovação, Cook promovendo a inclusão e Pichai enfatizando a liderança empática. Reconheceram seus fundadores como criadores dos valores e abraçaram seus papéis como guardiões culturais.

Por outro lado, a abordagem corporativa de Scully, que veio da Pepsi, entrou em choque com a cultura centrada no produto de Jobs.

Confiança e papéis bem definidos

Schmidt e Cook construíram confiança por meio da transparência e da colaboração. Schmidt formou um trio com os fundadores do Google para tomar decisões-chave juntos. Cook dedicou tempo para manter Steve Jobs informado e aproveitar a paixão do fundador.

Além disso, Schmidt e Cook definiram com clareza seus papéis em relação aos dos fundadores, valorizando as qualidades únicas de cada um. Ambos conseguiram equilibrar inovação com disciplina operacional: Schmidt profissionalizou as operações do Google rumo ao IPO, sem deixar de apoiar iniciativas arrojadas, enquanto Cook otimizou a cadeia de suprimentos da Apple, mantendo o foco central no produto.

Já Scully acabou forçando a saída de Jobs e falhou em manter a confiança do conselho e dos funcionários, o que contribuiu para sua própria demissão.

Estágios da integração para novos CEOs

A receita fundamental para a integração executiva ocorre em sete estágios para qualquer novo líder: marketing, venda, compra, preparação, convergência, evolução e ajuste, nessa ordem. CEOs que sucedem fundadores devem prestar ainda mais atenção nesses pontos durante as fases de convergência e evolução.

Confira, a seguir, dicas para novos CEOs manterem o foco e construírem confiança:

Foco

Garanta que você e os fundadores estejam alinhados sobre a missão da organização e sua cultura, e, especialmente, o foco central da empresa (design, produção, entrega, distribuição ou serviço). Isso fornece a base para evoluir a estratégia, organização e cultura ao longo do tempo.

A missão maior da companhia — o porquê de suas ações — provavelmente não deve mudar. Da mesma forma, seu foco principal e valores fundamentais também não devem mudar, pois fazem parte da identidade da organização.

Por outro lado, você deve evoluir sua estratégia em resposta às mudanças do mundo e do mercado. E sua empresa deve evoluir alinhada à sua estratégia.

Confiança

Invista na construção de relacionamentos e confiança com os fundadores e outras partes interessadas importantes. Priorize a transparência e a colaboração. Seja confiável em duas dimensões: ter os melhores interesses dos outros em mente e demonstrar capacidade para fazer e cumprir o que promete.

Clareza em papéis, responsabilidades e prestação de contas fazem parte disso. Divida responsabilidades para aproveitar os pontos fortes únicos de cada líder. Você foi contratado para fazer coisas que os fundadores não podem ou não querem fazer. Defina rapidamente o que você e os fundadores devem fazer sozinhos, juntos ou não fazer.

A forma como você delega constrói confiança. A forma como os fundadores e o conselho delegam para você também constrói confiança. A melhor delegação inclui direção, recursos, autoridade e prestação de contas.

Alinhar-se com os fundadores e integrar-se à organização é fundamental para o sucesso de CEOs. Além disso, construir relacionamentos dentro da empresa ajuda a receber informações valiosas sobre as mudanças externas, permitindo que você se adapte com mais eficiência.

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