A Híbrido, consultoria especializada em digital commerce, lançou em fevereiro a 4ª edição do relatório Desafios da Indústria, com enfoque nos canais digitais de vendas B2B.
A iniciativa surge diante da necessidade crescente de entender como as empresas estão se adaptando à transformação digital, identificando desafios e oportunidades para aprimorar suas operações em um mercado em constante evolução.
Dos respondentes da pesquisa, destaca-se que 74% ocupam cargos de decisão, como diretores, gerentes e C-levels. Além disso, 35% das empresas participantes possuem faturamento anual superior a R$ 500 milhões, enquanto 39% estão na faixa entre R$ 100 milhões e R$ 500 milhões. Esses perfis de lideranças e organizações de médio e grande porte contribuem para que se tenha um panorama realista do setor.
Segundo o relatório, o cenário mostra que muitas empresas já deram os primeiros passos na digitalização, mas continuam em fase de amadurecimento, ajustando estratégias em busca de resultados mais efetivos. Entre os principais desafios da digitalização, estão a adaptação à cultura digital dentro da organização, a resistência dos canais de venda atuais ao tratar de inovação, a preocupação com a escalabilidade dos resultados e o pouco investimento em marketing digital.
Com os desafios, também se abrem portas para diferenciais competitivos estratégicos para aqueles que escolhem evoluir sua operação. O relatório identifica oportunidades e benefícios significativos para empresas que buscam iniciar sua digitalização ou se encontram em fase de transição. Ganhos em eficiência operacional, expansão comercial e menor dependência de representantes estão entre os benefícios percebidos por empresas que estão avançando nesse processo.
Dentre as estratégias de canais digitais mais utilizados, o WhatsApp ocupa posição de destaque, sendo amplamente adotado para relacionamento e conversão de vendas. As mídias sociais também aparecem como recurso relevante. No entanto, o relatório evidencia um baixo investimento em estratégias robustas, o que revela uma oportunidade clara para explorar ações mais orientadas à performance e a diversidade de canais, com foco em resultados e na experiência personalizada do cliente.
Em relação às tendências, destacam-se a adoção de inteligência artificial, a integração omnicanal, a automação logística e o avanço de experiências digitais imersivas. O relatório reforça como o futuro das vendas B2B será definido pela capacidade das empresas de integrar marketing, vendas e tecnologia de maneira estratégica e centrada no cliente.
“O caminho para a digitalização das vendas B2B na indústria está trilhado, mas ainda há desafios significativos a serem superados. Os dados deste relatório mostram que, embora a adoção de canais digitais esteja crescendo, a maturidade digital ainda é um processo em evolução para muitas empresas”, destaca Franciele da Paz, coordenadora de marketing na Híbrido.
O relatório está disponível gratuitamente clicando aqui.
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