Logo após a definição do INPC dos últimos doze meses, 5,32%, na sexta-feira, 9, a Prefeitura de Blumenau anunciou que enviaria um projeto para Câmara com este índice de reajuste, valendo também para o Vale Alimentação. Este mês de maio é o do dissídio dos servidores públicos municipais.
No comunicado do reajuste, a Prefeitura diz que “o governo destaca ainda que sinaliza para a manutenção da Mesa de Negociação Permanente, garantindo assim diálogo com as categorias, com uma nova reunião sugerida para ocorrer ainda no mês de maio.” A data prevista seria no final do mês.
Já o Sintraseb cobra a abertura da Mesa de Negociação, que discute não apenas as questões salariais.
“Apesar das inúmeras tentativas do sindicato desde janeiro, ainda não tivemos nenhuma reunião com o prefeito Egídio Ferrari. O senhor prefeito parece estar muito ocupado com qualquer outro assunto para poder receber os representantes legais de mais de 9.000 servidores e servidoras da cidade de Blumenau”, está escrito nas páginas do sindicato nas redes sociais.
E deixa um ultimato.
Uma das questões em aberto diz respeito a revisão do plano de cargos e salários, ainda referente a 2023, ainda não apresentada pela gestão.
Na segunda-feira, acontece uma reunião com os representantes dos locais de trabalho, que deliberará os próximos passos.