56% das mulheres são demitidas após a licença maternidade

No Brasil, o empreendedorismo materno cresce como resposta a um mercado de trabalho ainda excludente para mulheres com filhos. Estudos indicam que cerca de 56% das mulheres foram demitidas ou conhecem alguém que foi desligada após retornar da licença-maternidade . Além disso, 40% relatam ter enfrentado discriminação em processos seletivos ao mencionarem a maternidade. No Grupo Studio, a realidade é diferente: 52% dos colaboradores são mulheres, e uma parcela significativa delas são mães. A empresa adota políticas inclusivas que valorizam a diversidade e promovem um ambiente de trabalho acolhedor para todas as colaboradoras. Juliana Tescaro, diretora do Grupo Studio, é um exemplo dessa cultura. Paranaense, ela construiu uma carreira sólida no mercado financeiro por mais de 15 anos antes de se mudar para Porto Alegre com a família. A transição representou um recomeço, exigindo adaptações na rotina profissional e pessoal. “Hoje, tudo está mais tranquilo, mas, na época, meus três filhos eram pequenos e eu precisava ajustar o trabalho para poder estar presente”, relembra Juliana.

À frente de cargos de liderança e de projetos voltados ao fomento do empreendedorismo feminino, Juliana Tescaro concilia os desafios da maternidade e da vida executiva. Como mãe e diretora do Grupo Studio, ela estruturou uma rede de apoio sólida, com colaboradores de confiança e uma rotina doméstica eficiente, para manter o equilíbrio entre as esferas pessoal e profissional. “Ter uma família unida e um ambiente organizado me permite ter mais tempo e energia para liderar com visão, inovar nos negócios e estar presente na vida dos meus filhos”, afirma. Juliana vê sua atuação como uma responsabilidade que vai além do trabalho: é também um exemplo para suas filhas e para outras mulheres que desejam ocupar espaços de decisão. “Parar de trabalhar nunca foi uma opção. Para mim, isso não é só sobre liberdade, mas sobre autonomia, propósito e a chance de fazer escolhas reais”, destaca.

Com formação em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela UEL e MBA em Gestão Corporativa pela FGV, Juliana iniciou sua carreira aos 20 anos no Itaú e passou pelo Citibank antes de ingressar no Grupo Studio em 2014. Lá, desenvolveu produtos voltados a oportunidades de negócios e assumiu a área administrativa da empresa, incluindo o RH. Mesmo com uma agenda intensa, Juliana não abre mão de seu papel como referência feminina. “Ocupar espaços de liderança é também uma forma de inspirar outras mulheres a se posicionarem no mercado com confiança, autonomia e protagonismo. Valores que busco transmitir diariamente, tanto no ambiente corporativo quanto dentro de casa”, completa Juliana.

O Grupo Studio, fundado em 1996, é um dos maiores players no setor de consultoria empresarial no Brasil, com mais de 350 escritórios e 700 unidades comerciais. Atuando em áreas estratégicas como consultoria tributária, societária e financeira, a empresa oferece soluções para a redução de custos, aumento de performance das empresas e compliance, através de suas 14 verticais de negócio. Com mais de 20 mil empresas atendidas, o Grupo Studio utiliza um sistema de franquias para expandir suas operações.

Entre os serviços prestados, destacam-se as verticais Studio Fiscal, Studio Law, e Studio Family Business, que oferecem consultoria especializada em diversas áreas do ambiente corporativo, acumulando mais de R$ 14 bilhões em benefícios aos seus clientes. A empresa também é reconhecida por sua atuação em setores emergentes, como o agronegócio e energia, sempre mantendo o foco em inovação. Como o caso de sucesso onde a empresa foi responsável pela recuperação de R$ 35 milhões em crédito tributário de uma só empresa.

Além de seus números impressionantes, o Grupo Studio foi premiado com a classificação GPTW (Great Place to Work) Brasil, um reconhecimento importante para sua cultura organizacional. Possui sua matriz operacional em Porto Alegre, em um espaço de mais de 3.000 m² e 250 colaboradores diretos, além disso também inaugurou recentemente sua flagship no coração da Faria Lima.

Assessoria de Imprensa – Gueratto Press

Adicionar aos favoritos o Link permanente.