Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
No último fim de semana, o perfil oficial da Casa Branca no X publicou uma imagem do presidente Donald Trump vestido como papa. O líder americano afirmou nesta segunda-feira (5) que “não teve nada a ver” com a produção da ilustração. “Alguém fez isso por brincadeira. Tudo bem.”
Esta não é a primeira vez que o bilionário utiliza a tecnologia para movimentar as redes sociais. Durante a campanha eleitoral de 2024, Trump postou vídeos falsos de celebridades apoiando o Partido Republicano, entre elas, a cantora Taylor Swift. John Wihbey, diretor do Laboratório de Estratégias de IA e Mídia da Universidade Northeastern, em Boston, disse à Reuters que estamos diante de um novo fenômeno: “A fusão das mídias sociais a IA para a organização do poder político e o domínio narrativo.”
Enquanto a IA é vista como uma forma de engajamento para Trump, Papa Francisco pensava que a ferramenta poderia ser um problema para a sociedade. Após ser vítima de deepfakes que receberam milhões de compartilhamentos nas redes sociais em março de 2023, o pontífice se tornou um importante porta-voz do debate sobre a tecnologia.
“Os progressos técnico-científicos que permitem um controle, até agora inédito, sobre a realidade, colocam nas mãos do homem um vasto leque de possibilidades, algumas das quais podem constituir um risco para a sobrevivência humana e um perigo para a Casa comum”, ressaltou durante uma mensagem para o Dia Mundial da Paz, em dezembro de 2024. Todavia, o religioso lembrou em seu discurso que o progresso da ciência “contribui para uma melhor organização da sociedade, para o aumento da liberdade e da comunhão fraterna”.
Com um posicionamento moderado, apesar de firme, Papa Francisco deixou um recado aos líderes globais antes de sua morte: “A imensa expansão da tecnologia deve ser acompanhada por uma adequada formação da responsabilidade pelo seu desenvolvimento. A liberdade e a convivência pacífica ficam ameaçadas quando os seres humanos cedem à tentação do egoísmo, do interesse próprio, da ânsia de lucro e da sede de poder.”
O post Papa Francisco e Trump: os Dois Lados do Relacionamento com a IA apareceu primeiro em Forbes Brasil.