Equipe de bodysurf de Florianópolis participa do mundial da modalidade na Austrália

Mundial de Bodysurf teve representantes de SC

Equipe brasileira que foi para o mundial de bodysurf na Austrália – Foto: Divulgação/ND

A equipe da Associação Bodysurf Floripa (ABF) participou do mundial de bodysurf, realizado entre 3 a 5 de maio, na região de Sunshine Coast, na Austrália.

O Bodysurfing World Tour Finals Australia 2025 reuniuu mais de 90 atletas, entre homens e mulheres, competindo pelo título mundial. Participaram países como Estados Unidos, França, Argentina, Uruguai, Austrália e Brasil.

Depois de meses de preparação para competir com os melhores do mundo e a equipe brasileira, com cinco catarinenses, quase chegou ao pódio.

A Associação Bodysurf Floripa (ABF) levou uma equipe de três atletas: (Maurício Afonso, Paulo Badan e Roberto Bornhausen, se juntando ao restante do time Brasil: Bianca Beck, Gabriela Heberle, Marina Travesso e Ugo Genovez.

No ano passado (2024) o time ABF chegou muito perto do título, alcançando as semifinais no feminino e no masculino com a Deborah Albuquerque e Maurício Afonso, ambos alcançando a 5ª colocação no ranking mundial da International Bodysurfing Association (IBSA).

No mundial desse ano, os atletas Marina Travesso e Maurício Afonso foram os que chegaram mais longe, alcançando as quartas de finais, enquanto o atleta Roberto Bornhausen chegou nas oitavas. O restante da equipe passou da primeira fase, mas acabou caindo na repescagem.

Atletas de Floripa no mundial da Austrália – Foto: Divulgação/ND

Classificação dos brasileiros no mundial de bodysurf

  • Bianca Beck (Rio de Janeiro – RJ): chegando até as oitavas de final no feminino
  • Gabriela Heberle (Garopaba – SC): chegando até as oitavas de final no feminino
  • Marina do Mar (Fernando de Noronha – PE): chegando até as oitavas de final no feminino
  • Maurício Afonso (Florianópolis- SC): chegando até as quartas de final no masculino
  • ⁠Paulo Badan (Florianópolis- SC): chegando até o segundo round no masculino
  • Roberto Bornhausen (Florianópolis – SC): chegando até as oitavas de final no masculino
  • Ugo Genovez (Jaguaruna – SC): chegando até o segundo round no masculino

 O que é o bodysurf

Bodysurf é um esporte aquático que envolve nadar e deslizar sobre as ondas do mar sem o uso de uma prancha de surfe, o popular “pegar um jacaré”. Já teve campeonato na Praia Mole, em Florianópolis, da modalidade.

Os praticantes usam apenas o corpo para dropar as ondas, muitas vezes usando as mãos e os braços para se impulsionar e controlar o movimento. É uma atividade que exige habilidade, força e timing para aproveitar ao máximo as ondas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.