
A ocupação de 91,1% dos leitos de UTIs em Santa Catarina repercutiu na sessão de terça-feira (6) da Alesc, com representantes do PT e do PSD demonstrando preocupação com o quadro atual, uma vez que o estado ainda não atingiu o pico das doenças respiratórias.
Segundo Neodi Saretta, há apenas 128 leitos disponíveis, sendo 38 de UTI adulto, 47 de UTI pediátrica e 43 neonatais.
“Na Foz do Rio Itajaí há apenas um leito para pediatria, para adulto a ocupação é de 100%; no Grande Oeste tem sete leitos disponíveis: um adulto, três pediátricos e três neonatais”, descreveu o presidente da Comissão de Saúde.
Saretta alertou para o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e destacou que dos 755 casos registrados em abril, 150 deles precisaram de UTI.
“Sugiro que o estado faça a contratação emergencial de mais leitos de UTIs, principalmente nas regiões mais afetadas, nesse ritmo serão necessários mais leitos, seria uma forma de prevenir, formando parcerias com hospitais privados que possam colocar mais leitos disponíveis”, indicou o ex-prefeito de Concórdia.
Mário Mota (PSD) apoiou o colega e relatou conversa que manteve com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Silva, quando o dirigente da SES confessou dificuldades para contratar leitos na rede privada e filantrópica.
“Este ano ainda não chegamos ao pico das doenças respiratórias, sem dúvida a vacinação contra a gripe de crianças e pessoas idosas é importante”, insistiu Motta.
Casa de acolhimento para pacientes TFD
Mário Motta pediu apoio para campanha de construção de casas de acolhimento para pacientes que estão fora dos seus domicílios da Associação Amigos da Saúde, fundada há 16 anos por Gasparino Rodrigues, de Gravatal, mas que reside na Capital desde os anos 1980.
Motta contou a história pessoal de Gasparino, que acompanhou a esposa no tratamento que fez em Florianópolis, constatando assim a dificuldade dos acompanhantes de pacientes no chamado Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Thiago Morastoni
Com a licença da deputada Paulinha (Podemos), assumiu uma cadeira no legislativo Thiago Morastoni (Podemos), de Itajaí, filho do ex-deputado e ex-presidente da Casa, Volnei Morastoni, que estava no ato e foi citado por diversos colegas de mandato que ainda possuem cadeiras no Legislativo.
“Um dia marcante assumo com humildade e com gratidão o mandato, ciente da responsabilidade, da honra e do simbolismo do momento”, discursou o ex-vereador de Itajaí, que agradeceu a Deus, ao Podemos, à Casa do Povo, aos pais, irmãos, esposa e filha, amigos e aos catarinenses que lhe confiaram o voto.
Paulinha, Napoleão Bernardes (PSD), Sergio Motta (Republicanos), Neodi Saretta, Lucas Neves (Podemos), Camilo Martins (Podemos), Ana Campagnolo (PL) e Julio Garcia (PSD) parabenizaram Thiago e desejaram-lhe sucesso no exercício do mandato.
Janice Krasniak
Também tomou posse como deputada a ex-servidora da Assembleia Legislativa e por cerca de 10 anos assessora da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD), Janice Krasniak (Podemos).
“É com honra e responsabilidade que assumo o cargo de deputada, consciente dos desafios que se apresentam, mas convicta de que, juntos, podemos construir um futuro mais justo e igualitário para o estado”, discursou Janice, que agradeceu o apoio dos professores da educação especial, dos amigos da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), do Movimento Apaeano, das entidades de Síndrome de Down, de Autistas, Cegos, Surdos e de Portadores de Doenças Raras.
“Sei da luta das mulheres e das famílias que têm filhos com deficiência”, explicou Janice, que defendeu a educação especial e os direitos dos deficientes como pilares de uma sociedade justa.
Janice também agradeceu o apoio que recebeu na CDPD dos deputados Julio Garcia, Dr Vicente Caropreso (PSDB), José Milton Scheffer (PP), Luciane Carminatti (PT) e do ex-deputado e atual Conselheiro do Tribunal de Contas (TCE/SC), José Nei Ascari.
Paulinha, Camilo Martins, Thiago Morastoni, Lucas Neves, Sergio Motta, Fernando Krelling (MDB), Alex Brasil (PL), Ana Campagnolo, Mário Motta e Julio Garcia saudaram Janice e desejaram um mandato profícuo na Casa do Povo.
Ano do cooperativismo
Napoleão Bernardes destacou na tribuna a passagem do Ano Internacional do Cooperativismo e lembrou que em 2024 o número de associados às cooperativas cresceu 10% em Santa Catarina, somando quase 5 milhões.
Segundo o deputado, as cooperativas lucraram R$ 5,5 bi em 2024, sendo que parte desses recursos retornaram aos associados, garantindo reinvestimento na economia local.
Napoleão homenageou a Viacredi, Cooperativa de Crédito de Blumenau que tem mais de um milhão de associados e que foi fundada há cerca de 50 anos por funcionários da Companhia Hering.
Líder do governo
Maurício Peixer (PL) confirmou na tribuna que foi escolhido pelo governador Jorginho Mello para liderar o governo na Assembleia Legislativa.
“Quero contar com cada um dos deputados, já recebi mensagens de apoio de todos os partidos, inclusive da oposição, uma oposição que sabe dialogar e nós vamos dialogar”, garantiu Peixer.