
A terça-feira (6) marcou a posse de dois suplentes do Podemos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc): a pedagoga e servidora pública Janice Krasniak e o advogado Thiago Morastoni. Ambos assumiram vagas temporárias por 30 dias, em substituição aos deputados Camilo Martins e Paulinha, que se licenciaram.
Janice, terceira suplente do partido e estreante em cargos eletivos, destacou a emoção e o compromisso em seu discurso de posse:
“É com imensa honra e profunda responsabilidade que assumo hoje o cargo de deputada, consciente dos desafios que se apresentam, mas convicta de que juntos podemos construir um futuro mais justo, próspero e igualitário para o nosso estado.”
Com mais de 40 anos de atuação na área da educação especial, Janice foi presidente e professora da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e atuou por uma década como assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc. Ela obteve 12.965 votos nas eleições de 2022.
Também empossado na tarde de terça, Thiago Morastoni, segundo suplente do Podemos, afirmou que assume o mandato com “humildade e profunda gratidão”. Ex-vereador de Itajaí por três mandatos e ex-secretário municipal, Morastoni quer representar a região da foz do Rio Itajaí na Alesc.
“Embora breve, esse mandato tem para mim o mesmo peso e responsabilidade de um mandato integral. Estou aqui para aprender, contribuir e representar com lealdade os interesses do povo catarinense”, declarou. Ele foi votado por 19.914 eleitores em 2022.

Durante a posse, Morastoni prestou homenagem ao pai, Volnei Morastoni, que foi deputado estadual, presidente da Alesc e prefeito de Itajaí.
“Mais que um pai, um exemplo de homem público. A ele, minha reverência, minha gratidão e o firme compromisso de honrar esse legado com trabalho, ética e amor por Santa Catarina.”
A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e representantes de entidades da sociedade civil, especialmente ligadas às causas da inclusão, como as Apaes e grupos de apoio ao autismo. Ambos os deputados foram recepcionados pelo presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), e por colegas de diferentes partidos.