
A bola de fogo que foi vista na últimas semanas no bairro São Pedro, em Brusque, teve sua passagem registrada por outras câmeras de segurança da cidade. O material pôde ser visto também no bairro Steffen.
A empresa Unimed divulgou que a câmera de segurança das obras do novo hospital que está sendo construído pela instituição registrou a passagem da bola de fogo. Na publicação, brincou sobre a passagem do fenômeno e o andamento das obras.
Ver essa foto no Instagram
O meteoro
Comumente chamado de meteoro, o fenômeno é conhecido como bola de fogo, por provocar clarões durante sua passagem. O jornal O Município conversou com o coordenador de Observação Astronômica do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (NEOA-JBS), Alexandre Amorim, que explicou o fenômeno.
Ele é formado por meteoroides que, ao passarem pela atmosfera terrestre, são aquecidos e provocam o popular fenômeno conhecido como estrela cadente.
“Os meteoros são extremamente comuns. Se uma pessoa dedicar uma ou duas horas observando o céu à noite, pode ver cinco ou mais meteoros aleatórios nesse intervalo. Grãos de tamanhos diferentes resultam em meteoros de maior ou menor brilho. Nas épocas das chamadas ‘chuvas de meteoros’, essa frequência pode alcançar dezenas de meteoros em apenas uma hora”, explica o coordenador.
Alexandre afirma ainda que, no momento em que atravessa a atmosfera terrestre, o meteoroide é pulverizado e se dissipa na própria atmosfera.
O meteoro visto em Brusque era maior que um grão de areia. Mesmo sem a informação precisa sobre seu tamanho, Alexandre diz que, sendo rochoso, ele pode ter alguns centímetros de diâmetro — variando entre o tamanho de uma bola de tênis até algo maior que uma bola de futebol.
Assista agora mesmo!
Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60:
O post VÍDEO – Câmeras de segurança mostram novos ângulos da passagem de meteoro pelo céu de Brusque apareceu primeiro em O Município.