Municípios do Sul estão entre os que mais empregaram inscritos do Cadastro Único

Assis Chateaubriand (PR), Sombrio (SC) e Seberi (RS) estão entre os quinze municípios que mais geraram empregos para o público do Cadastro Único em 2023 e 2024. As cidades receberam o Prêmio Nacional de Inclusão Social, na categoria Inserção no Mercado de Trabalho, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Santa Catarina também se destaca como o estado da região Sul que mais contribuiu para a geração de vagas de trabalho para pessoas inscritas no CadÚnico, sendo a terceira unidade da Federação no quesito.
A premiação homenageia projetos desenvolvidos por estados, municípios, empresas e instituições financeiras que ajudaram a reduzir as desigualdades sociais no Brasil. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira, 29 de abril, em Brasília.
Leia também: Governo Federal anuncia vencedores do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica
PRÊMIO — A iniciativa é dividida em três categorias principais: Inserção no Mercado de Trabalho, Empreendedorismo e Fomento e Combate à Desigualdade.
Na primeira, são premiadas cinco empresas, cinco estados e 15 municípios que se destacaram na criação de oportunidades de emprego e programas de qualificação profissional para beneficiários do CadÚnico, a partir de critérios como número de vagas geradas, taxas de empregabilidade e qualidade das iniciativas de capacitação.
A segunda categoria celebra histórias inspiradoras de micro e pequenos empreendedores que superaram situações de vulnerabilidade social, além de reconhecer instituições financeiras que desenvolveram programas de crédito e apoio a negócios inclusivos.
Já a categoria Combate à Desigualdade premia estados e capitais que apresentaram os melhores resultados no Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho (IBEM FGV), considerando indicadores como formalização, renda média e acesso a direitos trabalhistas.
Além das categorias competitivas, a cerimônia faz menções honrosas a organizações da sociedade civil participantes do Programa Acredita, que desenvolvem trabalhos relevantes na área de inclusão produtiva.

A lista completa dos vencedores do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica está disponível no site: www.gov.br/mds

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Adicionar aos favoritos o Link permanente.