O município agora figura entre os “Municípios Turísticos” a mais alta categoria da nova classificação

Criciúma conquistou mais um importante reconhecimento nacional: é o único município da região da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) a atingir a melhor classificação no novo Mapa do Turismo Brasileiro, lançado pelo Ministério do Turismo. O município agora figura entre os “Municípios Turísticos” — a mais alta categoria da nova classificação, que substituiu as antigas letras A, B, C, D e E.
“A conquista dessa classificação demonstra que Criciúma está alinhada às melhores práticas exigidas pelo Ministério. Isso nos coloca em posição de destaque para a captação de recursos e execução de projetos importantes para o turismo e a cultura da cidade”, destacou o prefeito Vagner Espíndola.
Essa conquista é resultado de um extenso trabalho técnico, que incluiu o preenchimento de mais de 100 itens de avaliação, como a estrutura de serviços, rede hoteleira, conectividade, eventos realizados, e a situação dos atrativos turísticos.
“Estar no Mapa do Turismo, é um reconhecimento importante e demonstra o quanto o setor turístico está crescendo cada vez mais. Atender aos critérios rigorosos de avaliação qualifica o município a participar de programas e editais federais,” reforçou o diretor de Turismo, Marcos Mendonça.
Novo Modelo de Categorização
O novo modelo de categorização segue as diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027, que reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor. Agora, os municípios são divididos em três grupos: “Municípios Turísticos”, “Municípios com Oferta Turística Complementar” e “Municípios de Apoio ao Turismo”. As cidades que recebem o certificado de Município Turístico, concentram os principais atrativos, fluxos de visitantes e melhores estruturas de serviços.
O gerente de Cultura, Ismail Ahmad, também ressaltou a importância do reconhecimento: “Esse avanço reforça o potencial cultural de Criciúma. Com mais acesso a recursos e projetos, poderemos fortalecer ainda mais nossas manifestações artísticas, o patrimônio histórico e ampliar o calendário de eventos turísticos da cidade.”
Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, Criciúma cumpriu uma série de pré-requisitos, como possuir um departamento de Turismo ativo, contar com Lei Orçamentária específica, manter o Conselho Municipal de Turismo, ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur e preencher todas as informações exigidas pelo Ministério.
Plano Municipal de Turismo
O Plano Municipal de Turismo, apresentado em 2023, foi um importante documento para nortear o planejamento do setor turístico, e foi realizado em quatro etapas. O Diagnóstico Estratégico, feito a partir de observações e análises da região, referentes a fatores dos ambientes interno e externo ao município (demanda turística atual e potencial, oferta turística local, infraestrutura básica e dos serviços gerais, quadro institucional, aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais diversos).
A partir do Diagnóstico Estratégico foi realizado o Direcionamento Estratégico, traçando o cenário desejado a alcançar com as diretrizes, os objetivos e as metas do PMT, criando, assim, estratégias e execuções para as ações propostas. Na terceira etapa, Programas e Projetos, foram definidas as responsabilidades, orçamentos e fontes de recursos, bem como os prazos de execução para cada iniciativa.
No Monitoramento, fica estabelecida a fiscalização dos desdobramentos dos projetos e ações propostas, possibilitando uma avaliação da evolução, desempenho, qualidade e percepção da atividade turística.