Inarti divulga espetáculos selecionados para o 27º Fenatib

O Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) selecionou nove espetáculos para a edição deste ano do Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib). Outros nove espetáculos ficaram na suplência, para o caso de desistência de algum grupo ou para que sejam chamados em caso de ampliação dos recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura. Este ano, a Comissão Organizadora recebeu 136 inscrições, vindas de vários estados do país. O 27º Fenatib será realizado entre os dias 11 e 20 de setembro no Teatro Carlos Gomes, espaços alternativos e escolas. O evento é promovido pelo Inarti, em parceria com a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Prefeitura de Blumenau.

A Comissão de Seleção do 27º Fenatib teve como integrantes a presidente do Inarti, Maria Teresinha Heimann, o diretor de Teatro, Romualdo Luciano Sedrez (Pepe Sedrez), e o professor Dr. Valmor Nini Beltrame, com a assessoria técnica do produtor cultural Nelson Julio Laurentino de Souza (Nelson Julio). A Comissão se reuniu durante dois dias para analisar os espetáculos inscritos a partir dos critérios exigidos no edital. Os nove espetáculos selecionados, bem como os suplentes, preencheram requisitos como qualidade do espetáculo, coerência entre a proposta de direção e realização, diversidade de linguagens e adequação aos espaços oferecidos pelo festival.

O Fenatib não é um festival competitivo, mas uma mostra da produção de teatro para crianças e jovens no Brasil. Por isso, como já é tradição, a Comissão de Seleção escolheu espetáculos que representem as cinco regiões do país. É durante o festival que atores, diretores e demais profissionais envolvidos nas apresentações de teatro participam das análises de espetáculos feitas por profissionais e críticos convidados pela organização do evento. “A evolução do teatro feito para esse público é fácil de constatar, a partir da inovação da linguagem, da inserção de temas contemporâneos e das iniciativas de inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) até crianças e jovens portadores de condições neurológicas como o autismo” – declara a idealizadora do Fenatib, Maria Teresinha Heimann.

A lista dos espetáculos também será divulgada com imagens dos grupos na página inarti.org.br. Os selecionados serão comunicados oficialmente através de e-mail.

Confira a lista dos espetáculos selecionados em ordem alfabética:

Bem Debaixo do Meu Nariz (Damião e Cia. – Campinas/SP)
ElefantE (Pequenoteatro – Rio de Janeiro/RJ)
Okàn (Teatro da Pedra – São João Del Rei/MG)
O Melhor Show do Mundo… na Minha Opinião (Palhaço Ritalino – Londrina/PR)
O Som das Cores (Catibrum Teatro de Bonecos – Belo Horizonte/MG)
Por ti Portinari (Cia. Druw – São Paulo/SP)
Tet a Tet (Cia. de La Curva – Chapecó/SC)
Tistu, o Menino do Dedo Verde (MRG Produções Artísticas – Curitiba/PR)
Victor James – o Menino que Virou Robô de Videogame (Centro Teatral e Etc e Tal – Rio de Janeiro/RJ)

Lista com os espetáculos na suplência em ordem alfabética:

A Menina e Sua Sombra de Menino (Malagueta Produções – Florianópolis/SC)
A Flor do Mamulengo (Mamulengo Água de Cacimba – Olinda/PE)
Bailarina (Sobrevento – São Paulo/SP)
Circo do Só Eu (Barracão Teatro – Campinas/SP)
O Acordo (Teatro Faces Jovem – Primavera Del Leste/MT)
Remetente Gandhi (Pelo Mundo Companhia de Teatro – São Paulo/SP)
Travessias da Filha do Ganga por Pindorama (Cia. Pardini – Nova Iguaçu/RJ)
Uma Fábula para Entender o Mundo (Cia. CortexArte – Curitiba/PR)
Um Pé de Quê? (Grupo Cirandela – Criciúma/SC).

Fonte: Inarti

Adicionar aos favoritos o Link permanente.