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Nesta semana, o “desafio do balde de gelo” foi amplamente revivido no TikTok. Os usuários da rede social desafiaram uns aos outros em nome da conscientização sobre saúde mental — tendo a “trend” de 2014, que ajudou a arrecadar milhões para a causa da esclerose lateral amiotrófica (ELA), como inspiração.
A versão foi criada por estudantes do Mental Illness Needs Discussion, da Universidade da Carolina do Sul, que fez a primeira publicação no Instagram no dia 31 de março deste ano. Na ocasião, o grupo afirmou que a iniciativa tem como objetivo coletar fundos para projetos relacionados à saúde mental.
A ONG Active Minds, voltada à saúde mental de jovens, afirmou ter arrecadado mais de US$ 245 mil com a nova versão do desafio até a tarde desta terça-feira (22).
Segundo dados do TikTok, a tag “#icebucketchallenge” já é a quinta mais popular do aplicativo nos Estados Unidos, com 21 mil publicações. Assim como a versão original, a proposta se espalha porque os participantes precisam convidar amigos que, por sua vez, chamam outras pessoas.
No entanto, alguns defensores da ELA não estão satisfeitos com o fato de a tendência ter sido apropriada por outra causa. Brooke Eby, ativista com mais de 200 mil seguidores no Instagram, postou um vídeo na segunda-feira (21) dizendo estar “furiosa” ao ver “pessoas roubando o desafio do balde de gelo enquanto a ELA ainda não tem cura”.
Em 2014, com vídeos de celebridades, atletas e políticos, a Associação da Esclerose Lateral Amiotrófica angariou US$ 115 milhões para pesquisas sobre a doença. Apesar das críticas nas redes, a organização aprovou o retorno da trend. “A saúde mental impacta todo mundo, inclusive pessoas com ELA”, escreveu.
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