Os municípios de Criciúma e Tubarão, no sul catarinense, devem receber juntos, 29 km de novas redes de distribuição de gás natural até 2026, segundo projeção da SCGÁS. A Companhia prevê a implantação de 13 km de rede em 2025 e outros 16 km no ano seguinte. A ampliação faz parte do Plano Plurianual de Negócios da empresa, e, nesta etapa, prioriza os consumidores residenciais e comerciais.
O projeto atende a uma demanda crescente por fontes de energia mais eficientes e seguras. O gás natural é canalizado, com ele a queima é mais limpa e elimina a necessidade de armazenamento em cilindros, fatores que reduzem os riscos operacionais e oferecem maior conveniência ao consumidor. Além disso, o preço do gás natural é regulamentado pela ARESC – Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC – e proporcional ao consumo efetivo, sem perdas de produto.
“O uso do gás natural elimina perdas de produto e promove maior eficiência no consumo, o que representa um ganho direto para os consumidores residenciais e estabelecimentos comerciais, que estão sempre buscando a redução das despesas mensais. O investimento na infraestrutura de redes pelas ruas das cidades é um passo estratégico para fomentar o crescimento econômico e social dos municípios”, afirma Marcos Petri, coordenador de Obras e Fiscalização da SCGÁS.
A Companhia também destaca os ganhos ambientais relacionados à expansão da rede. Com a substituição de outras fontes de energia mais poluentes, há redução significativa na emissão de gases de efeito estufa. A mobilidade urbana também se beneficia, por conta da menor circulação de veículos de abastecimento e, consequentemente, menor emissão de CO₂ (dióxido de carbono).
Esses investimentos estão alinhados com o Plano Nacional de Energia 2050, do Ministério de Minas e Energia, que considera o gás natural um vetor estratégico para a transição energética no Brasil. A expectativa é que o setor de distribuição registre um crescimento médio anual de 4,1% até 2030, com ênfase nas demandas urbanas e industriais (Fonte: Ministério de Minas e Energia)
A SCGÁS atua em parceria com as prefeituras locais e planeja a execução das obras de forma integrada, buscando mitigar interferências no dia a dia das cidades. A meta é ampliar o acesso à infraestrutura energética com impacto positivo direto na qualidade de vida e na produtividade das regiões atendidas